quinta-feira, novembro 18, 2010

9º FESTIVAL DE VÍDEO ESTUDANTIL - GUAÍBA / RS


Novamente aqui, para apresentar para você, caro leitor, outra das várias Mostras de Filmes que acontece Brasil afora.
Hoje é a vez de conhecerem o FESTIVAL DE VÍDEO ESTUDANTIL em Guaíba – RS, que neste ano de 2010 teve sua 9ª edição e ocorreu do dia 07 a 13 de novembro.

A proposta do Festival, além de firmar-se como um evento que revela a capacidade de alunos da rede básica de ensino de lidar com a linguagem da mídia e exercitar sua autoria utilizando a tecnologia para expressar-se, é de expandir-se como experiência pedagógica de sucesso, partilhando uma metodologia de formação de leitores e produtores de mídia televisiva com educadores e estudantes de pedagogia.

Durante o Festival, acontecem as Mostras de Vídeo e Cinema, com relatos de trabalhos realizados em escolas e oficinas, abordando aspectos específicos de produção audiovisual, como desenho animado, videoclipes, esclarecimentos sobre a produção de filmes em bitola diversas e Vídeo Digital.

Numa cidade que não possui sequer uma sala de exibição, a Mostra de Cinema oportuniza o acesso de toda a comunidade de Guaíba a filmes nacionais, além de revelar especificidades da linguagem, produção e montagem na área do cinema, contemplando aos interessados em ampliar seus conhecimentos com palestras e oficinas.

Neste ano, as atividades ocorreram, de 8 a 11 de Novembro no Campus da Ulbra e 12 de Novembro no Museu Carlos Nobre.


UMA RÁPIDA 'PINCELADA' NA HISTÓRIA DA MOSTRA

O Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim promoveu em 2002 o 1º Festival de Vídeo e Mostra de Cinema. A idéia surgiu a partir das aulas de Artes, com o professor Valmir Michelon. No final da década de 90, um dos conteúdos inseridos na disciplina foi o cinema.
Além de conhecerem a história da Sétima Arte, de assistir filmes, como "Cinema Paradiso", de Giuseppe Tornatore, "Em Busca do Ouro", filmes de Charles Chaplin, entre outros, os alunos aprendiam a planejar um filme, a elaborar roteiros. O primeiro vídeo realizado pelos alunos dentro da disciplina de artes, resgatou a história do cinema da cidade que encerrou suas atividades na década de 70.

Assim em 2002, mesmo sem recursos, a idéia do Festival saiu do papel e foi colocada em prática. Além da exibição de Vídeos dos alunos, o Festival abriu espaço para Mostra de Curtas, palestras e debates sobre o uso da mídia na educação.

ORGANIZAÇÃO
PREFEITURA DE GUAÍBA
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - GOMES JARDEM


Comissão Organizadora

Joana Ferraz
Professora da Rede Municipal de Guaíba.

McGiver Silveira
Produtor Cultural e produtor audiovisual.

Michele Villanova
Produtora audiovisual.

Valmir Michelon
Professor da Rede Estadual.


ENTREVISTA COM MICHELE VILLANOVA (Produtora Audiovisual e uma das Coordenadoras do Festival)

CINEMA E PIPOCA- Como surgiu a idéia do Evento ? E qual o número de alunos que já se envolveram no trabalho de 'criar' o próprio material ?
MICHELE VILLANOVA- A idéia surgiu escola Gomes Jardim, com o professor de Artes Valmir Michelon que trabalhava com seus alunos fotografia e cinema que ao ficar sabendo que um grupo de alunos (Hoje Explorer Produções produtora do Festival juntamente com o IEE Gomes Jardim e a Prefeitura de Guaíba), havia produzido um curta resolveu colocar seu projeto em prática e em novembro de 2002 realizou o primeiro festival, um evento pequeno de apenas dois dias, com cerca de 10 vídeos realizados por alunos.

CP- Qual a importância da Mostra, para uma cidade pequena como Guaíba ?
MV- O Festival hoje é o maior evento da cidade com uma semana de duração, todas atividades gratuitas e apesar de não ter recursos já movimenta o turismo local com visitantes de todo o Barsil e até mesmo exterior especialmente para participar do Festival.

CP- Quantos filmes normalmente são exibidos ? E como é feito a escolha deles ?
MV- Nas mostras oficias (competitivas) o número de trabalhos cresce ano após ano em 2009 foram 64 e em 2010 foram 130. Fora as mostras oficias realizamos outras mostras onde são exibidos cerca de 50 titulos entre curtas, médias e longas, normalmente em vídeo, mas as vezes realizamos mostras de super-8 e 35mm.

CP- Qual a média de público em cada edição da Mostra ?
MV- Cerca de 10 mil pessoas (Público anula, entre mostras, palestras, oficinas, atividades preparatórias e outras).

CP- Houve alguma novidade nesta 9ª edição, em relação ao ano passada ?
MV- O Seminário Mídia e educação que acontece durante o Festival que até 2009 era de um dia, este ano aconteceu em 5 dias de segunda a sexta, com atividades voltadas aos educadores, visando prepará-los para trabalhar com as novas tecnologias em sala de aula. Visando atingir todas as disciplinas aconteceram, oficinas, palestras e apresentação de projetos para um público de cerca de 650 professores.

CP- Apesar de estar um pouco longe, mas quais as expectativas para o 10º ano da Mostra ?
MV- Ainda não realizamos o projeto para 2011, mas a expectativa é sempre que seja melhor ao anterior, que possamos atingir mais escolas com transporte gratuito para que possam participar das mostras de vídeos educativos, que tenhamos recursos para ampliar as mostras oficias e trazer representante dos vídeos. E que possamos trazer grandes nomes para o nosso seminário e grandes títulos para as mostras de vídeo. Sempre é claro valorizando abras brasileiras, em especial gaúchas com temática educativa.

CP- Obrigadíssimo pela colaboração!!!
MV- Espero ter ajudado

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails