terça-feira, novembro 16, 2010

SENNA

brunosennaoficial.blogspot.com

Numa entrevista, o diretor de SENNA, ASIF KAPADIA, disse que antes do filme, não entendia quase nada de Fórmula 1 e conhecia a história do piloto brasileiro superficialmente.
Após os créditos do documentário subirem, percebe-se o quanto ele se empenhou para respeitar tudo aquilo que Senna significou e continua significando para o mundo e, foi além das expectativas, cravando uma das melhores obras do ano até o momento, ao lado de TROPA DE ELITE 2.

A película é o que PELÉ ETERNO, por exemplo, tentou ser, mas não conseguiu, um retrato grandioso e quase surreal, onde imagens e narrações em off, sobrepõem todas as façanhas deste grande ídolo, pontuando, desde a sua chegada à Fórmula 1, na equipe Toleman, passando pela absurda rivalidade com Prost, suas preocupações não só dentro, mas fora das pistas – a discussão com o presidente da FIA, Jean-Marie Balestre é excepcional –, até o acidente fatal em Ímola.

Fiquei feliz ao perceber que, mesmo sendo uma produção britânica, KAPADIA cuidou de dialogar muito bem com o público brasileiro, trazendo narrações de Galvão Bueno e comentários maravilhosos de Reginaldo Leme. Aliás, falando em narrações, outro achado é usar em quase todos os 107 minutos, as explicações do próprio Ayrton, deixando-o mais próximo do público, quase como uma conversa informal.

Se seqüências homéricas como ele vencendo o GP do Brasil, apenas com a 6ª marcha e desmaiando na chegada, a disputa fora das pistas pelo título de 1989 e o ‘troco’ em 1990, com Prost já na Ferrari e os milagres quando corria debaixo de chuva, me deixaram emocionados, imagino àqueles que presenciaram ‘ao vivo’ esses momentos.

No terço final, o fim de semana trágico é mostrado, dando ênfase num suspense quase seminal, onde, além de Senna no domingo, Barrichelo sofreu gravíssimo acidente na Sexta e no Sábado o austríaco Roland Ratzenberger faleceu.
Lançado com 150 cópias (número altíssimo para um documentário), vale cada centavo do ingresso, por levar não só a história do piloto, mas do homem, do brasileiro e do gênio nacional Ayrton Senna!

Título Original: Senna
Ano Lançamento: 2010 (Reino Unido)
Dir: Asif Kapadia
Elenco: Ayrton Senna, Alain Prost, Frank Williams, Ron Dennis, Viviane Senna, Neide Senna


ORÇAMENTO: --

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails