terça-feira, abril 05, 2011

LÍBANO

da-fotografia.blogspot.com

Com um tom completamente diferente do comum – principalmente se você só assiste filmes americanos do gênero – LÍBANO é, além de tudo, um experimento para a sétima arte, levando o espectador para dentro de um tanque de guerra e fazendo com que a mira do veículo seja nosso único ponto de vista.

O início repentino e corrido não cria um vínculo forte entre o espectador e os protagonistas, mas com o passar do tempo o diretor SAMUEL MAOZ corrige esse erro. Outro ponto negativo a se notar são os zooms no rosto dos personagens, o que me deixou bastante incomodado, pois mesmo estando num ambiente fechado, não há necessidade de usar tal artimanha tantas vezes.

Tirando o final que tem certos clichês copiados de Hollywood, o restante da produção é completamente cru, não dando espaço para o costumeiro ‘bom mocismo’, até porque não se sabe qual o ambiente mais deplorável e perigoso, o lado de dentro do tanque ou o de fora, onde só há escombros e destruição.

Somos apresentados aos soldados Herzl, Yigal e Assi, que estão no meio da Guerra do Líbano em 1982 e recebem a missão de atravessar uma plantação e chegar a uma estrada. Logo são abordados por Jamil, líder da infantaria. Agora terão que acompanhar alguns homens e vasculhar uma área que acabara de ser bombardeada. Porém a missão se torna mais difícil do que imaginavam.

A desconfiança em qualquer pessoa (mesmo que fosse um suposto aliado) é gritante e a forma com que a inexperiência dos novos soldados é tratada, impõe uma veracidade ótima sem cair nos exageros.
As únicas tomadas abertas são no início e no final, onde vemos um campo cercado de girassóis, portanto aproveite para respirar fundo ali. LÍBANO é um teste para nossos nervos!

Título Original: Lebanon
Ano Lançamento: 2009 (Alemanha/França/Israel/Líbano)
Dir: Samuel Maoz
Elenco: Reymond Amsalem, Oshri Cohen, Yoav Donat, Michael Moshonov, Zohar Shtrauss


ORÇAMENTO: --
PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de LÍBANO ?
* LÍBANO ou TERRA DE NINGUÉM qual desses filmes é o melhor ?

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails