sexta-feira, abril 01, 2011

O ILUMINADO

whatdoyouwanthere.blogspot.com

STANLEY KUBRICK é um gênio e eu demorei um bocado descobri-lo, não sei ao certo o motivo, mas o fato é que todo cinéfilo que se preze tem como obrigação conhecê-lo.
Dizer qual de suas obras é a melhor e mais contundente também é uma questão complicada, porém é corretíssimo afirmar que O ILUMINADO (tirado da obra de Stephen King) está entre elas.

Você que tem por volta de 18 anos, esqueça as seqüências medíocres de JOGOS MORTAIS ou O ALBERGUE por exemplo, que se intitulam ‘terror' mas não passam de um banho de sangue muitas vezes de mal gosto e prepare-se para ir fundo num verdadeiro terror psicológico, que ainda hoje, mais de 30 anos após seu lançamento é visceral e brilhante.

A tomada inicial com uma trilha sonora perturbadora é uma das melhores de todos os tempos, além disso o uso da iluminação mais esbranquiçada e as sequencias na neve poderiam diminuir o impacto, já que estamos falando de um gênero que normalmente utiliza a escuridão como válvula de escape para causar medo, mas KUBRICK soube usar e dosar essa artimanha com perfeição.

A câmera do diretor transforma-se também num personagem, levando-nos a lugares imprevisíveis e dando a sensação de que algo persegue o trio de protagonistas o tempo todo.
Se formos olhar rapidamente a premissa é bem básica, mas a estruturação dela é bastante complexa, assim como a transformação de Jack Torrance, que vagarosamente se isola da família e vai perdendo a sanidade.

Durante o inverno, Jack é contratado para ser o vigia de um hotel e leva sua mulher e filho juntos. Mas o isolamento é tão grande que ele começa ter distúrbios mentais graves, tornando-se cada vez mais agressivo.
Seu filho passa ter visões de acontecimentos passados que ocorreram dentro do hotel e é questão de tempo, para Jack explodir numa incontrolável loucura e ira.

JACK NICHOLSON (OS INFILTRADOS) some no personagem e cria cacoetes brilhantes para ele, assim como o garotinho DANNY LLOYD, que exala naturalidade e modifica completamente Danny Torrance com suas duas – e assustadoras – personalidades.
Há uma dezena de cenas antológicas, como a do sangue inundando o corredor ou a 1ª seqüência a mostrar o labirinto e explicando, mesmo que inconscientemente, o quanto Jack estava se perdendo pelos ‘atalhos’ de sua própria mente.
Já disse e repito: Esqueça os torture porns, O ILUMINADO é simplesmente uma das maiores obras primas do terror!

Título Original: The Shinning
Ano Lançamento: 1980 (EUA)
Dir: Stanley Kubrick
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, Barry Nelson


ORÇAMENTO: 22 Milhões de Dólares
PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:
* O que você achou de O ILUMINADO ?
* É o melhor terror de todos os tempos ?

5 comentários:

Cine Mosaico disse...

Um filme tenso e perturbador. Uma grande obra do cinema, mas... "O exorcista" ainda é o melhor filme do gênero (na minha humilde opinião).

Abs :: João Linno

Andressa França disse...

Olá! Bom, eu sou suspeita pra falar de Kubrick, porque o cara é bom. E é bom mesmo. Um professor de cinema do meu namorado disse uma coisa que eu concordei: é um filme brilhante e um terror "branco", já que a escuridão no filme não é presente, sempre tem algo claro. A atuação do Jack Nicholson também é impagável, igual as do Coringa! Procure depois algumas fotos do Danny Lloyd atualmente, ele participou de um evento nos EUA só de filmes de terror, completamente diferente.
Ótimo Post!

Andressa França disse...

Adoro esse filme!

apenasumaopiniao disse...

Leiam o livro, é muito mais intenso e tem muita coisa diferente (como todo filme que vira livro, é melhor o livro). Mas com certeza o filme é um dos melhores do diretor(que por sinal é o meu favorito), e do gênero . Isso sim é que é terror. Também vale lembrar que King dirigiu uma versão dele do livro, que não saiu tão boa quanto a do gênio, kubrick.

Luis disse...

na verdade é um bom filme em alguns aspectos que vc fez mensão ali, a iluminação, a história, o ator principal é espetacular, mas o final é sem graça, nem se compara com os finais de filmes como Jogos Mortais, o final do Iluminado é pobrissimo, essa é a verdade! nao tem o pq daqueles "fanstasmas" coisa que não existe, nao explica nada daquelas aparições, é ilusório e sem sentido, sem amparo nenhum na realidade. Mas é bom de ver pelo senário, pela atuação, pelo suspense, mas no final decepciona

Related Posts with Thumbnails