sábado, junho 11, 2011

5º FESTIVAL DE ARTE DIGITAL


Descobrir projetos e obras inovadores e consistentes no Brasil e no mundo, viabilizar sua exposição para um público, cada vez mais amplo, e promover atividades de reflexão e formação. São esses os objetivos do 5º Festival de Arte Digital cujo Edital para seleção de artistas já está no ar e ficará aberto até o dia 30 de junho.

Os artistas selecionados terão suas obras expostas durante todo o mês de setembro, no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte. As performances, oficinas e workshops, que também passam por seleção via Edital também ocorrerão em setembro.

Em sua quinta edição, o FAD é patrocinado pela Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério da Cultura/Governo Federal). O projeto também conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte).

_Edital
Desde 30 de maio, o FAD recebe inscrições de artistas do mundo inteiro que queiram apresentar seus trabalhos (ou ministrar oficinas e workshops) no Festival.

Nesta edição, o FAD traz como tema a Arte Cinética, também conhecida como Cinetismo. Na Arte Cinética, o movimento constitui o princípio de estruturação das obras.
O Edital também está aberto para obras que não necessariamente se enquadrem na categoria. Assim, a curadoria vai dar prioridade, na análise, a projetos que se encaixem dentro do tema. Porém, obras que não estejam diretamente relacionadas com o Cinetismo também serão analisadas.

As propostas inscritas serão avaliadas pelos curadores com base nos critérios de conceito artístico, interação, desenvolvimento tecnológico, custo e viabilidade de execução. O Edital contempla inscrições tanto de artistas individuais quanto de coletivos. As inscrições são gratuitas, e ficam abertas até 30 de junho, somente pelo site www.festivaldeartedigital.com.br. O resultado será divulgado em até 15 dias após o término do Edital, no próprio site do FAD.

_Áreas
As propostas enviadas ao Edital do FAD devem estar incluídas em uma das três áreas de atuação do Festival:

. FAD Performance A/V (shows audiovisuais)
Engloba projetos dedicados a apresentações artísticas autorais, ao vivo, e que utilizem áudio e imagens de forma sincronizada.

. FAD Galeria (instalações audiovisuais interativas)
Trabalhos que desenvolvam conteúdo artístico e que promovam interação com o público.

. FAD Laboratório (Oficinas, Workshops)
Oficinas e workshops de pequena duração, com temática livre. A ideia é capacitar o público para utilização de novas ferramentas de áudio e vídeo, criação de trabalhos de interação como software livres, apps (aplicativos), entre outros, para uso profissional ou não.

EDITAL 2011 - 5º FESTIVAL DE ARTES DIGITAIS - FAD
30 de maio a 30 de junho
inscrições gratuitas no www.festivaldeartedigital.com.br

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails