terça-feira, junho 21, 2011

CÃO VS. CÃO



Desde que comecei a apreciar o cinema oriental, percebi diversas nuances que o distinguem do cinemão hollywoodiano e até dos filmes independentes ocidentais. A carga dramática é mil vezes mais intensa – e em certos momentos, quase caricato –, os personagens na maior parte das vezes vão, literalmente, até as últimas conseqüências para alcançar seus objetivos e há tons cômicos no meio das tais cenas dramáticas, que podem incomodar os ‘marinheiros de primeira viagem’.

Sim, CÃO VS. CÃO tem todos esses detalhes e o espectador acaba sendo apresentado, ou melhor, jogado para um roteiro sem maiores explicações no ato inicial e presenciando bastante violência urbana. Um fator interessante a ser colocado é que o diretor POU-SOI CHEANG (FÚRIA VERMELHA) trabalha até certo ponto bem com o silêncio e até pontua algum tipo de crítica social entre as classes.

Mas CHEANG entra numa armadilha criada por ele mesmo e seus maneirismos irritam o espectador, principalmente quando o assassino divide a tela com uma garota que mora num tipo de aterro sanitário e outro descontentamento meu em relação ao filme, foi vê-lo dublado, o tratamento é bem primário. Daí chegamos no terceiro ato e inexplicavelmente, o diretor tenta criar uma sintonia romântica entre dois personagens, mas a seqüência mais parece um clipe meloso de Bryan Adams, saindo completamente do contexto proposto.

Após assassinar a sangue frio a esposa de um importante Juiz, Pang foge. Em seu encalço está o detetive Wai e boa parte dos policiais de Hong Kong. Yue, uma garota que é maltratada pelo pai, surge no caminho de Pang e os dois recomeçam a vida indo para o Camboja. Mas obcecado por vingança, Wai vai atrás dele para completar o serviço.

O 'acaso' ajuda os policiais em incontáveis vezes e os flashbacks, com uma tonalidade acinzentada para criar a ilusão de envelhecimento, afasta ainda mais este produto dos espectadores do ocidente. Reveja OLDBOY, O HOSPEDEIRO, A IRMANDADE DA GUERRA ou qualquer obra de Akira Kurosawa e seja feliz!

Título Original: Gau Ngao Gau
Ano Lançamento: 2006 (Hong Kong)
Dir: Pou-Soi Cheang
Elenco: Edison Chen, Sam Lee, Weiying Pei, Siu-Fai Cheung, Yiu-Cheung Lai


ORÇAMENTO: --

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de CÃO VS. CÃO ?
* Quais as maiores diferenças do cinema oriental em relação ao resto do mundo ?

1 comentários:

Luiz Santiago (Plano Crítico) disse...

Pô, fiquei curioso para ver. E mais ainda pelas relações cinematográficas que você fez.

=)

Related Posts with Thumbnails