terça-feira, junho 07, 2011

GATINHAS E GATÕES

www.paradox-rs.blogger.com.br

Para quem nasceu na década de oitenta ou assistiu a Sessão da Tarde nos anos 90, provavelmente conheceu algum trabalho de JOHN HUGHES, um diretor e roteirista que dialogava como ninguém com os jovens daquela época. Quer exemplos: CURTINDO A VIDA ADOIDADO, MULHER NOTA 1000, O CLUBE DOS CINCO e este GATINHAS E GATÕES.

O fato é que, revendo GATINHAS E GATÕES percebi que os adolescentes de hoje, continuam tendo as mesmas dificuldades e questionamentos de antigamente. Mesmo sendo a primeira vez que HUGHES dirigia um filme, ele escancara certo ‘temor’ dos filhos ao falar sobre relacionamentos com os pais.

Mesmo tendo uma protagonista, interpretada por MOLLY RINGWALD (TENTAÇÃO FATAL) com altos e baixos, é dos coadjuvantes que se tiram as situações mais absurdas e engraçadas, um achado é Long Duk Dong, vivido pelo ator GEDDE WATANABE (GREMLINS 2 – A NOVA GERAÇÃO) e além destes, encontramos JOHN CUSACK (IDENTIDADE) em início de carreira.

Samantha é uma adolescente sonhadora, que deseja namorar o rapaz mais popular da escola, mas ela é muito tímida e ele namora outra. Ao contrário do planejado, outro garoto, completamente esquisito começa a assediá-la e para piorar, seu aniversário de 16 anos é esquecido, devido os preparativos do casamento de sua irmã mais velha.

Os diálogos entre amigos sobre sexo e alguns seios à mostra no decorrer do longa, não fizeram nossa geração ser melhor ou pior que as outras, portanto apesar de repetir o que disse no texto sobre GREMLINS, o fator ‘politicamente correto’ acaba emburrecendo e privando os filmes que são transmitidos à tarde. GATINHAS E GATÕES é para todas as idades e não envelheceu em nada... HUGHES era genial!

Título Original: Sixteen Candles
Ano Lançamento: 1984 (EUA)
Dir: John Hughes
Elenco: Molly Ringwald, Justin Henry, Michael Schoeffling, Haviland Morris, Gedde Watanabe, John Cusack


ORÇAMENTO: 6,5 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de GATINHAS E GATÕES ?
* Qual o melhor filme de John Hughes para você ?

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails