quarta-feira, junho 22, 2011

TOP CP - 5 FILMES POLÊMICOS SOBRE RELIGIÃO

Com o feriado de Corpus Christi (que celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia) bem próximo, decidimos fazer uma lista de 5 filmes polêmicos que tratam sobre o tema religião. Não queremos aqui pregar ou ofender nenhum tipo de crença, mas sim, mostrar como a arte pode influenciar e contar histórias de diversas maneiras e visões diferentes.

- JESUS CRISTO SUPERSTAR (1973)


O filme foi adaptado de um musical de Andrew Lloyd Webber e foca o conflito entre Jesus e Judas, semanas antes da crucificação.
Para variar foi taxado de anti-semita e causou ira ao mostrar que nosso Senhor poderia ter algum tipo de atração sexual. E para finalizar, Ele ainda dançava e cantava rock.

- A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO (1988)


MARTIN SCORSESE na direção e WILLEN DAFOE como Jesus, reformulam bastante a história que está escrita na Bíblia. Aqui nos deparamos com nosso Senhor sendo tentado de todas as formas possíveis (e claro, tendo desejos de sexuais). Neste breve relato vocês já podem imaginar a revolta dos fieis daquela época.


Ultra polêmico e violento, A PAIXÃO DE CRISTO, dirigido por MEL GIBSON e estrelado com perfeição por JAMES CAVIEZEL, foca nas últimas horas de Cristo entre nós, desde a traição de Judas até a crucificação.
Dizem que há certo tipo de discriminação contra os judeus – como se eles tivessem sido responsáveis pela morte do Todo Poderoso – e que não há muita fidelidade, se comparado com as passagens bíblicas.

- O CÓDIGO DA VINCI (2006)


Na época do lançamento do filme, a Igreja chegou a pedir aos fieis para não assisti-lo. Mas O CÓDIGO DA VINCI foi um sucesso estrondoso (mesmo tendo diversas falhas no roteiro e nas interpretações e sendo muito oscilante), principalmente por ser adaptação do Best-seller de Dan Brown. Comenta-se que Cristo teria ‘juntado os trapos’ com Maria Madalena e seus descendentes estariam por aí até hoje!

- RELIGULOUS (2008)


Este pode ser o mais ofensivo de todos da lista para qualquer fiel, pois BILL MAHER viaja grande parte do mundo para desmistificar as religiões e colocar em pauta a veracidade da existência de Deus. É fato que a edição tendenciosa ajuda e muito RELIGULOUS a ser ainda mais polêmico, mas ainda assim é um documentário que deve ser visto.

3 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

O de Scorsese é muito bom. Com a melhor Maria Madalena (Barbara Hershey) de todos os tempos.

O Falcão Maltês

Anônimo disse...

Faltou a vida de Brian, que foi boicotado e censurado um monte de vezes na sua época

Tuyã disse...

Faltou o:
Monty Python's Life of Brian

ahuahuuhahuahuuahaa
muitooo bão!
É um cara q é considerado um messias... e por ai vai, comedia classica do monty python

Related Posts with Thumbnails