quinta-feira, junho 30, 2011

TOP CP - 10 MELHORES FILMES EM ANIMAÇÃO JAPONESA

Além do cinema, uma das minhas outras paixões é a animação japonesa. Primeiramente, foi a saudosa Rede Manchete e seus inúmeros animês que me inseriram neste mundo pop, mas a Bandeirantes, com Dragon Ball Z foi o ápice da minha paixão por este segmento tão rico e maravilhoso! Portanto, nada mais justo que homenagear a cultura Oriental com este TOP CP sobre os melhores filmes de animação japonesa.

- Memories (1983, de Katsuhiro Otomo)

São três histórias, com três artistas diferentes. A primeira, intitulada “Magnetic Rose” é de Koji Morimoto, sobre dois viajantes do tempo. A próxima, “Stink Bomb”, de Tensai Okamura onde a experiência de um cientista químico dá errado e Tóquio pode ser destruída e a última do próprio Otomo é “Cannon Fodder”, que mostra a vida de uma cidade que tem como único propósito disparar canhões em inimigos desconhecidos. A crítica social, como sempre é evidente.

- Gen - Pés Descalços (1983, de Mori Masaki)

Baseado no belo mangá de Keiji Nakazawa, o filme conta a história do garoto Gen na época em que as bombas atômicas explodiram em Hiroshima e Nagasaki, todo o desespero da população, as inúmeras perdas, mas além disso, mostra a esperança que nunca deixou de existir no coração de Gen.

- Akira (1988, de Katsuhiro Otomo)

Um expoente do gênero da ficção científica e mesmo hoje, mais de duas décadas após seu lançamento continua atual. Uma obra prima maravilhosamente detalhada e um embate poderoso sobre a psique humana.

- Meu Vizinho Totoro (1988, de Hayao Miyazaki)

Lotado de ternura e de uma doçura e delicadeza impressionantes, é um daqueles filmes que ultrapassam barreiras e não envelhecem nunca. Mei e o próprio Totoro são personagens cativantes numa obra não menos que perfeita.

- Túmulo dos Vagalumes (1988, de Isao Takahata)

Passado durante a época da Guerra, o diretor molda na visão de dois órfãos um dos roteiros mais tristes e, ao mesmo tempo sublimes que o gênero já presenciou. Difícil é conter as lágrimas após os créditos subirem.

- Ghost in the Shell (1995, de Mamoru Oshii)

Espionagem industrial e terror tecnológico, num mundo onde as máquinas evoluíram a ponto de ameaçar a raça humana. Foi uma das grandes inspirações para Matrix.

- A Princesa Mononoke (1997, de Hayao Miyazaki)

Muita mitologia, aventura e o fator de conscientização para salvar a natureza muito grande é o que encontramos aqui. A animação é sublime e conta com a assinatura do mestre Miyiazaki.

- A Viagem de Chihiro (2001, de Hayao Miyazaki)

Fantasia e aventura se misturam em mais uma obra prima de Miyazaki, sem contar que há momentos extremamente sombrios no roteiro. O minimalismo nas cores e criações dos cenários são de encher os olhos. Levou o Oscar de Melhor Animação em 2003.

- Metropolis (2001, de Rintaro)

Baseado no mangá do mestre Osamu Tezuka, Metropolis mostra a criação de um novo mundo e o terror com o fim dos tempos. O interessante é que cabe direitinho no mundo em que vivemos.

- Paprika (2006, de Satoshi Kon)

Um mundo de sonhos e delírios é apresentado ao espectador. Com uma trilha sonora pouco usual – assim como o visual do filme –, Paprika quebra qualquer tipo de barreira narrativa dos anos 90 e 2000.

Obs.: Agradeço aos queridíssimos @ebermuda, @iamsalete, @bebelaraposo e @igormjsilva que deram suas opiniões para este post! Apenas FullMetal Alchemist, comentado pelo Igor ficou de fora da lista!

6 comentários:

Salete disse...

Que lindo. Me citou!

michael nishijima disse...

Poxa cara, nunca ouvi falar em nenhum deles, mas pretendo dar uma olhada.

Conheço alguns que são animes/séries, vou deixar recomendado.

Macross Zero
Clannad(Esse é anime/novela, tem uns 50 epis divididos em 2 temporadas)
Angel Beats (Anime)
Spice and Wolf (Ookami to koushinryou)

Wess disse...

Excelente post. Particularmente gosto muito das animações do Miyazaki. Acho que faltou o castelo animado na lista.

Rudy disse...

Interessante. Eu particularmente gosto de alguns outros filmes do Isao do que do Miyazaki.

Tiozão das Batidas disse...

Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no novo site dos Blogueiros do Brasil. O post será publicado dia 10/11 às 17h .


Abraços cordiais.

wagner disse...

Eu particulamente acho que faltou "O castelo animado", que eu já assisti 9 vezes e nunca me canso.

Related Posts with Thumbnails