sexta-feira, junho 11, 2010

INVICTUS

www.popcornnights.com

É fácil percebermos o quanto a desigualdade e descriminação são ‘maquiados’ em nosso meio, pois assim parecemos uma sociedade mais ‘civilizada’ e unida.
E é com esta questão moral e ditatória que CLINT EASTWOOD (MENINA DE OURO) discute o tema, no seu mais novo longa – baseado em fatos reais –, estrelado por MORGAN FREEMAN (BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS) e MATT DAMON (O DESINFORMANTE).

Muito mais do que apenas um esporte, o rugby na África do Sul pós-apartheid, era visto e praticado apenas por brancos e Nelson Mandela, ao ser eleito presidente, após anos na prisão, decidiu tentar a unificação do país começando por ali, e dando apoio à desacreditada seleção nacional que disputaria a Copa do Mundo. Cabe hoje, aos próprios sul-africanos continuarem moldando o futuro da nação, tendo em vista tudo aquilo ‘plantado’ por Mandela, mas isso nem sempre é possível e a divisão – apesar de ter diminuído consideravelmente – continua.

EASTWOOD tem tanto amor pelo cinema que comentar dele, com imparcialidade é realmente difícil e, mesmo tendo no roteiro de ANTHONY PECKHAM os costumeiros clichês e inúmeras seqüências cansativas em câmera lenta, a honestidade e sabedoria deste senhor de 80 anos é vista em todos os cantos.
MORGAN FREEMAN é outro gênio, e transforma-se de um jeito perfeito, para interpretar Mandela – por vezes me peguei achando que era o presidente verdadeiro.

INVICTUS é, acima de tudo, um grito por igualdade social e racial, mas também prova o poder que o perdão pode ter, quando pessoas estão cegas e longe da racionalidade ideal que a situação pede.
Por fim, o rugby fica em segundo plano e PECKHAM acerta em colocar nos dois primeiros atos, toda construção dos personagens e das pessoas que os cercam.
Se é difícil encontrar algo eficiente e bem feito nos multiplex, sempre tem EASTWOOD... e nesse você pode confiar!

Título Original: Invictus
Ano Lançamento: 2009 (EUA)
Dir.: Clint Eastwood
Elenco: Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge, Patrick Mofokeng, Matt Stern, Julian Lewis Jones

ORÇAMENTO: 60 Milhões de Dólares

1 comentários:

Lua Nova disse...

Ótima resenha. Boa indicação. Adoro cinema e seguir seu blog me parece uma boa pedida.
Te convido para conhecer o meu espaço e tomar um chocolate comigo.
Beijos e seguindo...

Related Posts with Thumbnails