segunda-feira, janeiro 17, 2011

14ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES


A 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, ocorre entre 21 e 29 de janeiro de 2011, com um recorde de 134 filmes brasileiros e conta com a presença e participação de profissionais internacionais da Alemanha, EUA e curadores de festivais de Cannes, Locarno e Santa Maria da Feira.

Ao todo são 30 longas em pré-estreias nacionais e mundiais, 104 curtas, 12 debates da série Encontro com a crítica, o diretor e o público, cinco debates temáticos com a participação de diretores como Cláudio Assis, Julio Bressane e Cacá Diegues, três lançamentos de livros e dois diálogos audiovisuais com a participação de profissionais do setor. Toda programação é oferecida gratuitamente ao público estimado em mais de 30 mil pessoas.

MOSTRA AURORA CHEGA À 4a EDIÇÃO APOSTANDO NA NOVA GERAÇÃO DO CINEMA BRASILEIRO
Grande destaque de Tiradentes, a Mostra Aurora chega a sua quarta edição com programação dedicada exclusivamente a realizadores em início de trajetória, com até dois longas realizados. Os filmes são avaliados pelo Júri da Crítica e pelo Júri Jovem.

Nesta edição, a seleção é composta por cinco documentários e duas ficções, realizados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Os filmes são Enchente, de Julio Pecly e Paulo Silva, Riscado, de Gustavo Pizzi, Remições do Rio Negro, de Erlan Souza e Fernanda Bizarria, Sertão Progresso, de Cristian Cancino, Os Residentes, de Tiago Mata Machado, Santos Dumont – Pré-Cineasta?, de Carlos Adriano, e Vigias, de Marcelo Lordello.

MOSTRAS OLHARES E VERTENTES EXPANDEM A DIVERSIDADE DA PROGRAMAÇÃO DE TIRADENTES

Além da Mostra Aurora, as seções Olhares e Vertentes testemunham a diversidade da produção brasileira contemporânea. Os oito longas da Mostra Olhares reúnem filmes já premiados em festivais brasileiros e internacionais: A Alegria, de Felipe Bragança e Marina Meliande; Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro; Ex-isto, de Cao Guimarães; Leite e Ferro, de Claudia Priscilla; Malu de Bicicleta, de Flávio Tambellini; O Céu Sobre os Ombros, de Sérgio Borges; Paranã Puca – Onde o Mar se Arrebenta, de Jura Capela; Transeunte, de Eryk Rocha e Vips, de Toniko Melo.
Os sete longas da Mostra Vertentes mantêm muitas diferenças entre si. Alguns já foram exibidos em mostras e festivais, sem, no entanto, terem obtido nessas ocasiões o mesmo destaque dos filmes da Olhares. Outros estão em começo de percurso. O que os une, para a curadoria, é a necessidade de serem visto com mais cuidado, sem tanta pressa, porque cada um deles tem sua proposta e importância. São eles Copa Vidigal, de Luciano Vidigal; Cortina de Fumaça, de Rodrigo Mac Niven; Elza, de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan; No Olho da Rua, de Rogério Corrêa; O Último Romance de Balzac, de Geraldo Sarno; Os Monstros, de Guto Parente, Luiz Pretti, Ricardo Pretti e Pedro Diógenes e Solidão e Fé, de Tatiana Lohman.

HOMENAGENS E MOSTRINHA COMPLETAM PROGRAMAÇÃO DE LONGAS

Foram assim definidas as escolhas dos homenageados desta edição – o ator pernambucano Irandhir Santos, com sua filmografia ainda recente e em fase inicial, e o cineasta carioca Paulo Cezar Saraceni, com uma bio(filmo)grafia situada na comissão de frente do cinema brasileiro moderno (com seu auge nos anos 60 e 70), compondo uma espécie de plano e contraplano histórico do cinema político brasileiro.

A tradicional Mostrinha, dedicada ao público infanto-juvenil, completa a programação de longas com as exibições de Eu e Meu Guarda-Chuva, Gui, Estopa e a Natureza e Brasil Animado, a primeira animação em 3D do Brasil.

MAIS DE 100 CURTAS SERÃO EXIBIDOS EM OITO MOSTRAS TEMÁTICAS

A programação de curtas da Mostra Tiradentes também reflete a diversidade e extensão da produção: são 104 filmes de 14 estados do país, distribuídos em oito mostras distintas – Homenagem, Foco, Panorama, Curtas na Praça, Cena Mineira, Juvenil, Mostrinha e Especial.

A seleção dessa mostra apresenta 19 títulos de nove estados diferentes, incluindo curtas como Caos, Haruo Ohara, Contagem e O Sarcófago.

A Mostra Panorama, com curadoria de Cássio Starling Carlos e Pedro Maciel Guimarães, exibirá 37 curtas de 10 estados brasileiros que, juntamente com os 15 títulos programados para a mostra Curtas na Praça, desenham um amplo painel da produção contemporânea de curtas brasileiros. Completam ainda a programação de curtas da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, as mostras Cena Brasil, a Cena Mineira, que destaca a efervescência da produção audiovisual do estado, Mostrinha e Juvenil, que apostam na formação de novo público para o cinema brasileiro e os Curtas Homenagem.

PROGRAMAÇÃO DE SEMINÁRIO PROMOVE ENCONTROS E DEBATES DOS FILMES EM EXIBIÇÃO NA MOSTRA

O 14º Seminário do Cinema Brasileiro: ideias e perspectivas promove 12 debates da série Encontro com a crítica, o diretor e o público, que reunidos, discutirão os filmes em exibição na programação, além de cinco debates com enfoques na temática central desta edição (Inquietações Políticas) e nos homenageados – Irandhir Santos e Paulo Cezar Saraceni. Três lançamentos de livros e dois encontros de profissionais do setor também integram a programação do Seminário.

Acompanhe a 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2011:
No Twitter: www.twitter.com/universoprod
No Facebook: universoproducao
Na Web: http://www.mostratiradentes.com.br/

1 comentários:

jocimar disse...

muito bom este post, achei muito interessante, parabens
intao queria falar p vc, acessa meu blog, tem muita coisa bacana, um blog com muito humor, videos de coisas muito legais, interessantes, textos diferentes, gifs…. ahh vc ja ouviu falar da terapia de pobre
acessa o blog e descubra como é http://morroides.blogspot.com/ é bem legal

Related Posts with Thumbnails