terça-feira, setembro 06, 2011

PLANETA DOS MACACOS - A ORIGEM


Fiquei extremamente irritado quando soube que a saga dos símios que começou 1968 e que teve Charlton Heston no elenco, teria um reboot explicando como a raça humana foi extinta e os macacos transformaram-se em seres inteligentes. Simplesmente porque a Hollywood da atualidade não faz nada além disso e parece ter medo de arriscar.

Qual não foi minha surpresa ao perceber que PLANETA DOS MACACOS – A ORIGEM é um dos blockbusters mais sensacionais do ano e conta com os melhores efeitos especiais da atualidade. Concordarei com quem disser que há estereótipos e que muitos personagens humanos são pouco desenvolvidos, mas os acertos estão anos-luz à frente disso.

A perfeição nos movimentos e texturas de todos os macacos é estarrecedora, sem contar que Caesar tem uma química imediata com o espectador e sua evolução tanto física quanto psicológica é bastante aceitável naquele universo. O trabalho corporal de ANDY SERKIS no desenvolvimento de Caesar é outro ponto a ser comentado, até porque sua naturalidade e entrega só mostra o quanto a captura de movimento pode ser útil e maravilhosa quando bem aproveitada, além da edição de som magnífica.

Toda aquela questão social, com as empresas e os investidores sendo os grandes vilões da história e os civis, que se divertem vendo os animais expostos em jaulas nos zoológicos pode parecer datada, mas RUPERT WYATT (A ESCAPADA) trata tudo isso com bastante cuidado e deixa JAMES FRANCO (127 HORAS) à vontade para criar um cientista que é ganancioso e humano na medida certa.

Após desenvolver uma espécie de soro para a cura do Mal de Alzheimer, o cientista Will Rodman, que testava a droga em macacos, usa o experimento em seu pai (interpretado pelo ótimo JOHN LITHGOW) que não só se recupera como também tem sua memória melhorada. Já um dos macacos evolui gradativamente e agora é questão de tempo para que as coisas saiam do controle não só de Will, mas de todo o governo norte-americano.

Quando FREIDA PINTO (QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?) aparece e toda a seqüência do romance entre os protagonistas é inserida no contexto, PLANETA DOS MACACOS – A ORIGEM decai, mas o WYATT é esperto o suficiente para apoiar-se firmemente nas fabulosas seqüências de ação e de interação entre os macacos e a rebelião deles contra os humanos. O blockbuster é um fio de esperança, numa Hollywood mecânica e tendenciosa. Corra para o cinema mais próximo e não deixe de ver!


Título Original: Rise of the Planet of the Apes
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Rupert Wyatt
Elenco: James Franco, Tom Felton, Freida Pinto, Andy Serkis, Brian Cox, John Lithgow

ORÇAMENTO: 93 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de PLANETA DOS MACACOS - A ORIGEM ?
* ANDY SERKIS merece uma indicação para o Oscar, pela interpretação de Caesar ?

6 comentários:

site1 disse...

Excelente filme, vale assistir !!

Anônimo disse...

Esse filme é muito muito muito bom, para quem gosta da saga e para quem nunca viu, vale muito assistir.

mauricio disse...

Muito bom o Filme, um dos melhores que vi recentemente, vale a pena.

NL disse...

O filme é incrivel, as expressoes faciais do Caesar são PERFEITAS e comove o publico
VALE MUITO A PENA ir ao cinema ver o filme!!!

Anônimo disse...

nossa eu nem queria assistir o filme achei que ia ser mais um filme Hollywoodiano cheio de enfase e com um roteiro a desejar. Amei o filme me emocionei e me envolvi com a historio, simplesmente vale a pena.

Filipe MacLeod disse...

Eu achei sensacional... recomendo!!!!

Related Posts with Thumbnails