terça-feira, outubro 25, 2011

MEIA NOITE EM PARIS



O passeio inicial por uma das cidades mais encantadoras do mundo, traz uma sensação de proximidade entre a obra e o espectador. Mas no decorrer dos 100 minutos de MEIA NOITE EM PARIS, WOODY ALLEN (VOCÊ VAI CONHECER O HOMEM DOS SEUS SONHOS) extravasa ainda mais toda sua paixão por Paris e por cada pedacinho da história e dos artistas que por lá passaram.

Além disso, flerta com o surreal de maneira genial, criando situações tão apaixonantes, que fica difícil não sair da sessão com um sorriso largo e sincero no rosto. Como protagonista, OWEN WILSON (MARLEY E EU) molda um personagem cheio de neuras e que encontra por acaso uma forma de sair do seu universo conturbado e metódico e vai parar na Paris de 1920, com todo seu glamour e com figuras como Scott e Zelda Fitzgerald, Hemingway, Picasso, Dali, entre outros.

ALLEN discute sobre o quanto este tipo de ‘escapismo’ é bom ou ruim para nossa vida com total parcimônia, sem ser chato ou burocrático demais e dividindo muito bem humor e drama.
Impressionante também é a delicadeza de MARION COTTILARD (PIAF – UM HINO DE AMOR) frente às câmeras, sem contar ADRIEN BRODY (O PIANISTA), que volta a mostrar talento, depois de diversas escolhas precipitadas.

Um casal de noivos vai para a capital francesa e lá o escritor Gil acaba descobrindo uma forma de voltar para o passado, tendo seu novo livro revisado por Gertrud Stein. E aos poucos vai descobrindo que a vida que leva não é tão boa assim e aquilo que acreditava ser amor, não passa de comodismo e medo de arriscar.

No fim das contas, sempre há uma insatisfação nossa para com o presente e um certo grau de romantismo para com o passado (eu por exemplo, evidencio muito a década de 80 como a melhor de todas), mas seria isso, realmente verdade?
O diretor e roteirista, prova que é um gênio e acima de tudo que Paris cabe em sua filmografia como uma luva.

Título Original: Midnight in Paris
Ano Lançamento: 2011 (Espanha / EUA)
Dir: Woody Allen
Elenco: Owen Wilson, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Adrien Brody, Michael Sheen, Kathy Bates

ORÇAMENTO: 30 Milhões de Dólares

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA

* O que você achou de MEIA NOITE EM PARIS ?
* Se pudesse, gostaria de voltar para qual época ?

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails