quarta-feira, novembro 30, 2011

ENTREVISTA COM O ORGANIZADOR DO FESTIVAL POP DE CINEMA DE ITAPEVA


Entrevista com Daniel Gaggini, um dos organizadores do Festival Pop de Cinema de Itapeva/SP, que aconteceu entre os dias 09 a 19 de Novembro de 2011.


Site Oficial: http://www.festivalpopdecinema.com/2011/

Cinema e Pipoca: Como surgiu a idéia do evento e quais as principais novidades para este ano?
Daniel Gaggini- A ideia surgiu da necessidade da cidade de Itapeva (a 300 km de São Paulo) de receber eventos culturais. A cidade fica situada em uma região carente destas iniciativas e, como eu e o Rafael trabalhamos com cinema, achamos que nada melhor do que um Festival Popular de Cinema para contribuir para a formação de público.
As novidades deste ano foram o CINE NA PRAÇA (exibição de virais ao ar livre) e uma noite dedicada aos filmes vencedores das 04 edições anteriores.

CP- Qual a média de público que pretendem alcançar no Festival? 
DG- Neste ano, o Festival recebeu 2.370 pessoas, em 10 dias de evento.

CP- Que filmes você destacaria nesta edição do Festival?
DG- Sem dúvida foi a melhor programação de todos os tempos, mas vale a pena destacar dois filmes: EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO, de Daniel Ribeiro, que recebeu 33% dos votos e foi o grande vencedor do Festival, e A MULA TEIMOSA E O CONTROLE REMOTO, de Helio Villela Nunes, vencedor do prêmio especial, concedido pelo júri.

CP- Como é o processo de seleção dos filmes do Festival? E quantas obras serão exibidas?
DG- Só exibimos filmes que já receberam prêmios de júri popular em festivais de cinema no Brasil e exterior. A partir desta primeira seleção, montamos a grade de filmes que disputarão o título de melhor filme no festival. Este ano foram exibidos 16 curtas-metragens e 8 virais.

CP- Gostaria que falasse um pouco sobre as Palestras e Oficinas que serão feitas no decorrer do Festival.
DG- Oferecemos duas oficinas, uma de cinema e a outra de interpretação e, no final do curso, que durou três dias, os alunos das duas turmas se reuniram e realizaram um filme de curta duração, que foi exibido no encerramento do Festival. Trinta jovens foram beneficiados.

CP- Qual a importância do festival para Itapeva?
DG- Achamos que o festival proporciona, além de entretenimento de qualidade para uma cidade carente de iniciativas culturais, a possibilidade de aproximar o grande público do cinema e, consequentemente, contribuir para a formação de plateias.  

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails