segunda-feira, julho 06, 2009

[REC]

www.adorocinema.com.brTudo começou em 1999, ano em que uma produção modestíssima intitulada A BRUXA DE BLAIR conseguiu sucesso absoluto. Seu maior trunfo (além do poderoso “marketing viral”), foi na edição quase amadora, com filmagem trêmula – feitas pelos protagonistas.
Após, surge CLOVERFIELD – MONSTRO, do genial J. J. Abrams, incorporando um monstrengo feio nas entranhas de Manhattan – também filmado pelos próprios atores.
Agora o terror espanhol adere ao sub-gênero “câmera nas mãos” e hipnotiza o espectador com REC.

A ambientação é apenas um, dos muitos acertos nesta empreitada dirigida pelos desconhecidos JAUME BALAGUERÓ e PACO PLAZA, que dão aula de como utilizar iluminação em prol de sustos convincentes e nunca gratuitos.
Há óbvias referências a obras primas como O EXORCISTA ou qualquer filme de George Romero, mas têm-se a preocupação de nunca prender-se demasiadamente nestes clichês.

Aqui, jovem repórter televisiva vai acompanhar uma noite do corpo de bombeiros.
Na primeira chamada, vão a um apartamento (onde moradores diziam ter alguém gritando) e encontram uma senhora completamente desnorteada. Tudo complica-se ainda mais, quando policiais cercam o prédio, impossibilitando-os de sair.

No terço final a tensão chega num nível quase insuportável porque o uso da câmera na visão noturna prova o conhecimento de causa de todos os responsáveis pela película.
Daí, chegam produtores norte-americanos, compram os direitos para refilmagem (devido à falta de originalidade vista por lá) e enchem os bolsos... literalmente vergonhoso.

NOTA: 8,0
ORÇAMENTO: --

4 comentários:

Vivica disse...

Não curto esse tipo de filme. Mas se os caras conseguem fazem das tripas,coração e ganhar dinheiro... Quem serei eu para criticar?

Abs.

Thiago Paulo disse...

Nossa, esse muito bom mesmo, não me arrependo de ver... Faz tempo que um filme do gênero me bota medo. Aquelas cenas no escuro são de arrepiar!

Vale a pena ver e ter em dvd.

Abraços!

Unknown disse...

acho que tô ficando velho pra esse tipo de filme.
auehauheuaheuhauehuahe
só pode. pq num consigo mais ver graça.
=/

--
www.moolegal.blogspot.com

Wander Veroni Maia disse...

Opa! Pelo seu relato a histórioa desse filme é muito boa...só espero não ficar decepcionado ao assistí-lo. Vou alugar ele! Sempre qdo vou à locadora torcia a nariz para esse filme...hehehe.

Abraço

Related Posts with Thumbnails