terça-feira, março 23, 2010

SIMONAL - NINGUÉM SABE O DURO QUE DEI

www.revistabula.com

Quando dizem que nós, brasileiros temos uma memória muito curta, ninguém está mentindo. Falta-nos ainda a capacidade de perceber que, nosso passado é riquíssimo e tem muito a nos mostrar.
SIMONAL – NINGUÉM SABE O DURO QUE DEI, é prova disso, sendo um dos documentários mais sucintos e sérios dos últimos anos, contando a história do negro pobre, que ‘orquestrava’ uma platéia de 40 mil pessoas com facilidade absurda.

CLÁUDIO MANOEL, MICAEL LANGER e CALVITO LEAL, investigam o surgimento do artista, o estrondoso sucesso na década de 60 e 70 e, seu desaparecimento.
O trio de diretores nos traz uma diversidade enorme de arquivos raros do artista, desde seu programa na Rede Record, passando pelo show no maracanãzinho até seu dueto com a cantora americana, Sarah Vaughan.

Os depoimentos contribuem para criar uma atmosfera com três atos narrativos: primeiro a conquista e a fama, segundo a ditadura e as acusações e no fim, a tentativa de ressurgimento (seu desabafo no Programa da Hebe é comovente).
Quando entrevistam o ex-contador de Simonal, o documentário deixa um pouco toda ‘malandragem’ e ‘alegria’, para tocar num ponto que, jamais havia sido esmiuçado desta forma: o cantor teve ou não participação no DOPS?

SIMONAL – NINGUÉM MERECE O DURO QUE DEI, vem como uma redenção (mesmo que tarde) para um artista genial e carismático.
Nós somos realmente estranhos, pois ‘deletamos’ Wilson Simonal da Música Popular Brasileira e veneramos atualmente muitos cidadãos sem o mínimo de conhecimento de causa, que bombardeiam nossos ouvidos com letras cada vez mais medíocres... Fizemos nossas escolhas e também estamos pagando por isso!

Título Original: Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei
Ano Lançamento:
2009 (Brasil)

Dir.:
Micael Langer, Calvito Leal e Cláudio Manoel

Elenco:
Wilson Simonal, Ricardo Cravo Albin, Chico Anysio, Boninho, Max de Castro, Wilson Simoninha, Tony Tornado


ORÇAMENTO: 800 Mil Reais

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails