quarta-feira, novembro 10, 2010

POLTRONAS NUMERADAS NOS CINEMAS... VOCÊ CONCORDA ?

Quando você faz uma viagem de avião ou mesmo de ônibus, em seu bilhete vem escrito o número do assento, para não haver discussão e deixar tudo mais organizado.
O fato é que nos cinemas de todo o Brasil, essa regra também deveria existir e ser obrigatória. Sei que em alguns locais, como em São Paulo, no Kinoplex Itaim e no Rio de Janeiro já foram adotadas tais normas, mas aqui em Campinas não conheço cinemas com essa ‘regra’.

Em 1993, um vereador até criou uma lei de obrigatoriedade, em 2002 ela quase foi aprovada, mas com a pressão das redes de cinema, caiu por água abaixo. As redes diziam que ‘cada caso é um caso’ e que deveria existir um meio termo: salas numeradas e outras sem numeração.

O importante numa compra com poltronas numeradas é que, você não perderá seu tempo nas filas homéricas nos shoppings e ainda terá seu lugar disponível, sem precisar ficar com medo de sentar na primeira fileira, porém se chegar e as luzes já estiverem apagadas, a numeração já não valerá mais, para evitar que os retardatários atrapalhem quem chegou na hora certa.
Normalmente os cinemas que aderiram esse tipo de ‘negócio’, cobram mais caro por isso, eles chamam de ‘taxas de conveniência’ e podem variar de R$ 2,00 a R$ 5,00.

Com o alto investimento para a adequação a esse sistema, provavelmente nós, espectadores, perceberemos as mudanças em nosso bolso também. Outro problema grande seria o tempo para o cliente se acomodar: sem numeração demora-se, em média, 8 segundos para escolhermos o local, com numeração este número subiria para 20 segundos.

No site da Playarte existe uma explicação de como comprar os ingressos com assentos numerados pela internet, vejam:

1. Escolha uma forma de busca, em seguida de um "Ok";
2.Verifique as sessões que estão disponíveis e escolha-as clicando em cima do horário desejado;
3. Leia atentamente as descrições por "tipo de ingresso": Inteira; Meia; Sênior; Criança;
4. Escolha a quantidade de ingressos no respectivo "tipo de ingresso";
5. Uma vez escolhido o tipo de ingresso e a quantidade, deixe ticada a caixa de diálogo “Concordo com a Classificação Indicativa acima” e a seguir confira o valor e a quantidade de ingresso escolhido. Insira email e senha na caixa de identificação e clique no botão comprar;
6. Note que ao lado esquerdo da tela aparecerá o nome do Cinema, Sala, Nome do Filme, Data e Horário do Filme escolhido;
7. Abaixo segue um exemplo da tela de operação:


8. Para escolher os lugares prevalece a seguinte orientação::

- Os lugares de cor verde são os que estão disponíveis on-line com a bilheteria do cinema;
- Os lugares de cor vermelha são os que estão ocupados, on-line com a bilheteria do cinema;
- Os lugares em azul são para os clientes especiais, on-line com a bilheteria do cinema;

9. Após selecionado(s) o(s) lugar(es), a(s) poltrona(s) deverá(ão) ficar na cor amarela;

10. Tendo certeza do(s) lugar(es), clique em "Pagar" na caixa a esquerda da tela;

11. Confira os dados do filme e valores de pagamentos e leia atentamente a recomendação do Ministério da Justiça, escolha uma forma de pagamento, digite o código de segurança e marque a caixa "li e concordo com o termo de compromisso" e clique em "efetuar pagamento"

12. Será aberta uma página do ambiente da respectiva Rede de Cartão de Crédito, onde você deverá colocar: Número do cartão; Código de Segurança; Data de Validade; Nome do portador como impresso no cartão. É importante frisar que nesta etapa você está assistido pela segurança da operadora de cartão juntamente com a segurança de nosso hospedeiro, a LocalWeb, o que torna sua compra totalmente segura.

13. Clique em enviar e aguarde o processamento da compra e a mensagem de aviso sobre a conclusão da compra.

14. Efetuado o pagamento será disponibilizado um link para impressão dos ingressos e também o ID INTERNET, que poderá ser utilizado para obter seus ingressos na bilheteria dos cinemas, caso você não disponha de impressora ou não queira imprimir os ingressos.

Já havia pensado nisso ? Você é contra ou a favor dessa regra ?

2 comentários:

Jonathan disse...

Poxa, eu sou totalmente a favor de poltronas numeradas, teatro é assim, por que cinema não?

Muitas vezes deixo de ir ao cinema pela filas gigantescas tanto para comprar o ingresso como para entrar nas salas.

Muito bom post, será que rola uma campanha?

Silvia Freitas disse...

De repente é uma boa pra evitar mesmo essas grandes filas. Vc compra antes e já tem seu lugar garantido, sem pressa nem tumulto.

Related Posts with Thumbnails