terça-feira, agosto 31, 2010

DRÁCULA DE BRAM STOKER

tudomercado.com.br
 Independentemente da fidelidade em relação ao texto original, é sempre bom sairmos do marasmo das adaptações dos ‘vampiros do século XXI’, com seus trejeitos femininos, lotados de pó branco na cara e purpurina pelo corpo todo (ou vocês acham que o brilho de Edward vem ‘de dentro dele’ ?).
FRANCIS FORD COPPOLA vinha de dois fracassos na sua filmografia (APOCALIPSE NOW e O PODEROSO CHEFÃO 3) e DRÁCULA DE BRAM STOKER, chegou para salvar sua pele e dar aos cinéfilos outra obra de auto valor!

A recriação dos ambientes e o clima todo soturno nos faz lembrar bastante de outra produção de época: A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA de Tim Burton, que chegou aos cinemas 7 anos depois e tem óbvias referências desta película.
COPPOLA usa a sombra muitíssimo bem e constrói um amálgama de suspense, dando a impressão de que o mal é tão evidente que até o reflexo de Drácula é extremamente ofensivo e assustador.

Um dos únicos adendos dentre todos os 120 minutos de longa, é a presença canastrona de KEANU REEVES (MATRIX), que com aquele cabelinho escorrido e a cara de insosso, poderia muito bem ter ficado de fora e também a pesada maquiagem em GARY OLDMAN (BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS), mas toda essa ‘alegoria carnavalesca’, não tira seu brilho na atuação.

Após defender ferrenhamente a igreja em suas batalhas e mesmo assim ter sua noiva enganada e morta, o Conde renuncia Deus e jura saciar sua fome de vingança com sangue, daí vem a maldição de ser condenado à sede eterna.
Quatro séculos depois, Jonathan Harker parte para a mansão do Conde Drácula, para vender dez terrenos na área de Londres. Porém é feito prisioneiro pelo Conde, que descobriu que a noiva de Harker é a encarnação de sua amada.

As passagens de um take para outro variam muito e dão uma personalidade intrigante, juntamente com os cinco minutos iniciais, que são de uma beleza gráfica impressionantes.
COPPOLA vai do real ao surreal tão delicadamente, que deixa os espectadores inertes. DRÁCULA DE BRAM STOKER é místico e pode ter diversos tipos de leitura, mas é, acima de tudo um suspense exemplar, que já não se encontra hoje em dia nos cinemas!

Título Original: Dracula
Ano Lançamento: 1992 (EUA)
Dir: Francis Ford Coppola
Elenco: Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins, Keanu Reeves, Richard E. Grant, Cary Elwes, Bill Campbell


ORÇAMENTO: 40 milhões de dólares

sexta-feira, agosto 27, 2010

CONTA COMIGO

videosclassicos.blogspot.com


Olha, fazia tempo que não chorava num filme. Muitos filmes me deixam com um tremendo nó na garganta, mas consigo controlar minhas lágrimas, porém, revendo CONTA COMIGO, surgiu uma saudade enorme da inocência de outrora, que foi perdida, conforme me tornei adulto.
ROB REINNER (ANTES DE PARTIR), mesclou inúmeras referências daquela geração e fez uma obra prima despretensiosa e sutil.

A começar pela ótima dublagem nacional, tudo é motivo para querer mais e mais, destes quatro amigos que saem da cidade, não só para encontrar um cadáver no meio da floresta, mas também para procurarem a liberdade que não haviam conseguido em casa.
O melhor e mais complexo personagem é o de RIVER PHOENIX (INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA), chamado Chris Chambers, o ‘delinquente’ da cidade, que acaba compreendendo mais Gordie Lachance do que os pais do melhor amigo e tem consciência de que esse ciclo de proximidade entre os quatro pode deixar de existir, quando o ano letivo encerrar.

Tirado do conto The Body, é fácil perceber que o protagonista é baseado em Stephen King, com todos os detalhes da sua vida (desde o irmão morto, até as fantasias contadas por ele), e REINER cria a partir disso, personalidades fortes, não só para Chambers, mas para os outros também, com cargas dramáticas elevadas.
Quase todo elenco, foi transformado em ícone oitentista, como PHOENIX, COREY FELDMAN (OS GOONIES), KIEFER SUTHERLAND (do seriado 24 HORAS) e JERRY O’CONNELL (CANGURU JACK).

"Estou no primor da juventude, e a gente só é jovem uma vez", dito por Teddy Duchamp. Esse é o espírito que deve ser dado à vida, coisa que os jovens de hoje em dia não compreendem muito bem.
O clássico é calcado por uma trilha sonora genial (Stand by me, como última canção é para descongelar o coração mais frio) e por narrações em off que pontuam bem o climão de nostalgia.

Meio sem querer, quatro amigos inseparáveis, descobrem que existe um homem morto jogado perto dos trilhos do trem. Decidem então, partir para uma aventura sozinhos, desbravarem a região e ver como é um ‘cadáver de verdade’.
À contra ponto, os caras mais velhos estão dispostos a desaparecer com o cadáver, para não deixarem vestígios do crime que cometeram.

Ao relembrar a seqüência deles correndo do trem, ou da parte das sangue sugas, me vem em mente, como a Sessão da Tarde, formou toda uma geração de cinéfilos e hoje, apenas retarda a inteligência das crianças com baboseiras inúteis.
Bons tempos que não voltam mais... Mas fico feliz, por ter participado disso tudo e por ainda me emocionar com programas como este!

Título Original: Stand By Me
Ano Lançamento: 1986 (EUA)
Dir: Rob Reiner
Elenco: Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman, Jerry O'Connell, Kiefer Sutherland, Richard Dreyfuss, John Cusack

ORÇAMENTO: 8 Milhões de Dólares

quinta-feira, agosto 26, 2010

FILMOGRAFIA

adorocinema.comNome Completo: River Jude Phoenix (River Phoenix)
Natural de: Oregon, EUA
Data de Nascimento: 23 de Agosto de 1970
falecimento: 31 de Outubro de 1993


SEUS FILMES:
1993 - Canceled Letters: Letters from the inside (voz)
1993 - O espírito do silêncio
1993 - Um sonho, dois amores
1993 - Até as vaqueiras ficam tristes
1992 - Quebra de Sigilo
1991 - Apostando no amor
1991 - Teen Vid II
1991 - Garotos de programa
1990 - Te Amarei Até Te Matar
1989 - Indiana Jones e a última cruzada
1988 - Espiões sem rosto
1988 - Uma noite na vida de Jimmy Reardon
1988 - O peso de um passado
1986 - Circle of violence: A family drama (TV)
1986 - A Costa do Mosquito
1986 - Conta Comigo
1985 - Surviving (TV)
1985 - Viagem ao mundo dos sonhos
1984 - Backwards: The riddle of dyslexia (TV)

PRÊMIOS:
Young Artist Award:
Melhor Ator Jovem por, Surviving (1986) / A Costa do Mosquito (1988) NBR Award: Melhor Ator Jovem por, O Peso de um Passado (1988)
Volpi Cup: Melhot Ator por, Garotos de Programa (1991)
NSFC Awards: Melhot Ator por, Garotos de Programa (1992)
Independent Spirit Awards: Melhot Ator por, Garotos de Programa (1992)

quarta-feira, agosto 25, 2010

TOP CP - AS 10 MAIORES FRANQUIAS DOS GAMES

Saindo um pouco dos cinemas, hoje nosso Top CP vai dedicado aos gamers de plantão...
Tirado do Guinness World Records Book, esta postagem lista as 10 maiores franquias de jogos de vídeo game de todos os tempos (tanto para PC, quanto para os consoles X-Box 360, PS 2 e 3, Nintendo Wii e etc).

1 – Halo


2 – Call of Duty


3 – Zelda


4 – Guitar Hero


5 – Metal Gear


6 – Super Mario Bros.


7 – World of Warcraft


8 – Gears of War


9 – Super Smash Bros.


10 – Grand Theft Auto


Fonte: Um Tudo

terça-feira, agosto 24, 2010

O HOMEM ELEFANTE

atercapartedocinema.blogspot.com

Desde sempre a intolerância e o preconceito são temas recorrentes em nossa sociedade, que ainda não aprendeu que, no fim das contas, todos iremos para o mesmo lugar, seja branco, negro, homossexual, bissexual, índio e etc. Mas, por mais pessimista que possa parecer, reluto em acreditar que um dia isso mudará, pois antes disso acontecer, provavelmente nossa raça já terá sido extinta.

Em O HOMEM ELEFANTE, DAVID LYNCH (ERASERHEAD) trata bastante desse tema em questão e mostra a real história de John Merick, um homem que nasceu com o rosto completamente desfigurado, devido a uma rara doença. Ele é a atração principal num circo, mas após conhecer o Dr. Frederick Travis, sua vida muda e, mesmo não tendo chances para recuperação da sua aparência, sente-se digno ao ser tratado como humano.

No início da relação, o Doutor parece usar Merick para se auto promover (e talvez, em seu subconsciente isso era o que ele realmente queria), mas acaba pegando um grande carinho e adota-o, quase como um filho.
A primeira conversa entre os protagonistas, causa certo incômodo, devido, talvez ao enquadramento e à sutileza de LYNCH em não revelar o rosto deformado, mas sim, concentrar-se na persona de ANTHONY HOPKINS (O SILÊNCIO DOS INOCENTES), para segurar a cena.

A maquiagem é perfeita e assustadoramente real – não envelheceu quase nada, ao longo desses anos – e, por alguma questão que jamais entenderemos, foi ignorada no Oscar.
Outro ponto é a fotografia em preto e branco,que quase ganha vida própria, parecendo suja e mórbida, assim como o dia a dia de Merick, no ato inicial.

Para finalizar, os créditos maiores vão para JOHN HURT, que desfila em tela todos os trejeitos do seu 'Homem-Elefante'. Ao ler um trecho de Romeu e Julieta e ganhar um beijo, sentimos que havia um diretor que, desde aqueles tempos esbanjava talento e vitalidade. Uma obra de rara beleza, que não se apega aos muitos clichês impostos pelo caminho.

Título Original: The Elephant Man
Ano Lançamento: 1980 (EUA / Reino Unido)
Dir: David Lynch
Elenco: Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft, John Gielgud, Freddie Jones, Hannah Gordon, Helen Ryan, John Standing

ORÇAMENTO: 5 Milhões de Dólares

sábado, agosto 21, 2010

ABERTURA: 21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SP


Ontem comentei um pouco sobre a ‘aventura’ que foi nossa chegada ao Sesc – Vl. Mariana e hoje, este texto irá tratar do evento em si, dos pontos positivos e negativos e dos curtas metragens lá exibidos.

Talvez, o único adendo a se fazer, é em relação à organização da entrega das credenciais, pois muitas pessoas que eram convidados (meu irmão, por exemplo), tiveram que esperar um bocado (e passar pela incerteza de não saber se iriam entrar), até pegarem o ‘passe livre’ para o Evento.

Fora isso, só tenho elogios a fazer, pois tudo correu de uma forma bastante dinâmica, Bárbara Paz como apresentadora, levou carisma e um toque de humor, e os discursos dos representantes dos setores público e privado, organizadores, patrocinadores e apoiadores do evento, foram sempre bem diretos.

Dentre todos os curtas metragens assistidos pelo Cinema e Pipoca, os mais interessantes foram O HOMEM DE US$ 6,50 e LAS PELOTAS.
No último, os espectadores puderam perceber a desenvoltura e flexibilidade de um roteiro rápido, esperto e cheio de malícia.

É válido ressaltar que, haverão sessões de Áudio-Descrição no CineSesc durante o final de semana (20, 21 e 22 de agosto)... mais um motivo para todos aparecerem por lá.
Desde já desejamos muita sorte, nesta nova edição do 21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SP e, esperamos estar presentes na próxima edição!
Obs.: As fotos do evento virão em breve.




PROGRAME-SE

Abertura para convidados: dia 19 de agosto de 2010
Programação para o público: de 20 a 27 de agosto de 2010
Salas de Exibição: Cinemateca Brasileira, CineSESC, Centro Cultural São Paulo, Museu da Imagem e do Som, Espaço Unibanco Augusta, Cine Olido, Cinusp e Cineclube Grajaú Encontro KinoOikos- Formação do Olhar – 21 e 22 de Agosto, no Cine Olido, das 14h às 18hs Seminário Curta & Mercado – 23, 24 e 25 de Agosto, na Cinemateca, das 10h às 18hs Programação extra no Museu do Futebol, Matilha Cultural e em comunidades do Monte Azul, Vila Santa Inês, Vila Maria Zélia, Cidade Julia, Jardim Miriam, Jabaquara, Cambuci e Butantã
Acessibilidade: As sessões da Mostra Brasil terão áudio-descrição no CineSesc durante o final de semana (20, 21 e 22 de agosto).
Entrada: Gratuito
Direção: Zita Carvalhosa

sexta-feira, agosto 20, 2010

DIÁRIO DE UM CINÉFILO # 11


Olá querido ‘blog-diário’...

Esta será a primeira, de uma série de matérias relacionadas ao 21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SÃO PAULO que farei.
Vou começar pela nossa aventura (minha e de meu irmão) para chegar até o bendito SESC Vl. Mariana (me senti um John McClane, correndo contra o tempo, para alcançar um objetivo maior!).
Como era previsto, saí do serviço às 16 horas e o motorista que ia nos levar, passou por lá e me trouxe em casa, pois meu irmão estava esperando.

Combinei para sairmos às 17 horas e, antes mesmo de ouvirmos as cinco badaladas, estávamos no carro, rumando para o tão aguardado evento.
Até a entrada de São Paulo, correu tudo muito bem, obrigado. Porém, após um erro numa das milhões de entradas que existem naquela cidade barulhenta e estressante (apesar de culturalmente muito melhor do que Campinas), o motorista acabou se perdendo!

“Tudo bem, faltam uma hora e meia ainda!”, pensei comigo. Mas, os minutos iam passando e nada de encontrarmos uma plaquinha sequer da tal Vl. Mariana (o efeito de tensão, já corria nas minhas veias).
Paramos para perguntar umas quatro vezes e, as informações eram sempre muito desconexas. Um falava: “Ah, ta bem longe hein... falta muito” e o outro dizia: “Segue sempre em frente, que você chega lá!”

Depois de estarmos bem atrasados, tivemos que pedir ajuda ao taxista, que nos guiou até, praticamente a portaria do SESC e, nessa altura do campeonato, já havia passado das 19:30 hs.
Entramos correndo e encontramos a organizadora da parte de imprensa, mas quando fomos pegar as credenciais de imprensa, o nome do meu irmão não estava na lista... (era um filme de terror!)
Mais uns 20 minutos de espera e, pronto, tínhamos livre acesso ao local, finalmente... após os curtas metragens, com boa qualidade e diversidade, participamos do coquetel e voltamos às 0:15 hs., e dessa vez, sem se perder pelo caminho!

Outros posts virão, comentando mais sobre o Festival...
Bom diário, volto a ‘trocar idéias’ com você qualquer dia desses...
Acho que por hoje é só!

Escrito em: 20 / 08 / 2010



PROGRAME-SE

Abertura para convidados: dia 19 de agosto de 2010
Programação para o público: de 20 a 27 de agosto de 2010
Salas de Exibição: Cinemateca Brasileira, CineSESC, Centro Cultural São Paulo, Museu da Imagem e do Som, Espaço Unibanco Augusta, Cine Olido, Cinusp e Cineclube Grajaú Encontro KinoOikos- Formação do Olhar – 21 e 22 de Agosto, no Cine Olido, das 14h às 18hs Seminário Curta & Mercado – 23, 24 e 25 de Agosto, na Cinemateca, das 10h às 18hs Programação extra no Museu do Futebol, Matilha Cultural e em comunidades do Monte Azul, Vila Santa Inês, Vila Maria Zélia, Cidade Julia, Jardim Miriam, Jabaquara, Cambuci e Butantã
Acessibilidade: As sessões da Mostra Brasil terão áudio-descrição no CineSesc durante o final de semana (20, 21 e 22 de agosto).
Entrada: Gratuito
Direção: Zita Carvalhosa

quinta-feira, agosto 19, 2010

OS PÁSSAROS

submarino.com.br

Como provavelmente amanhã, teremos uma postagem falando sobre a cobertura que faremos no 21º Festival Internacional de Curtas Metragens de SP, decidi que hoje colocarei uma crítica no ar (ao invés do Diário de um Cinéfilo, que volta na semana que vem... caso eu tenha escrito um texto até lá!)

Ver obras de suspense, do quilate de OS PÁSSAROS, só me faz questionar o quanto o gênero está defasado ultimamente, pois os diretores dão mais atenção ao horror bruto, com esquartejamentos, mutilações e etc... do que, propriamente à tensão.
O uso do som, em diversas situações do filme citado acima, perturba muito mais do que os litros de sangue jorrando em seu televisor – quando a protagonista sobe as escadas da casa escura, e ouvimos apenas as asas dos pássaros batendo, sentimos na pele um temor intenso.

ALFRED HITCHCOCK (PSICOSE), nos prepara já nos créditos iniciais, onde vários pássaros passeiam desgovernados em segundo plano, enquanto o nome dos envolvidos é apresentado.
Muitos poderão me apedrejar por este comentário, mas ao menos aqui, vemos muito mais o ofício de 'mestre do suspense' de HITCHCOCK, do que o de diretor de atores, que cá entre nós são cafonas. A começar pela protagonista TIPPI HEDREN (SEPARAÇÃO DOLOROSA), passando pelo antigo – e desnecessário, diga-se de passagem – ‘namorico’ do galã com a professora da escola.
O aprofundamento maior vai para a personagem de JESSICA TANDY (CONDUZINDO MISS DAISY)
- a atriz mais talentosa do longa –, que é uma mulher viúva, que sente medo de perder seu único elo mais forte, o filho Mitch.

Anne Hayworth conhece Mitch Brenner por acaso, quando ele estava à procura de um canário para presentear sua irmã. A loira (um fetiche do diretor, usado em quase todos os seus trabalhos), passa-se por vendedora e, logo após acaba indo visitá-lo em Bodega Bay, cidade litorânea e pacata.
O que era para ser um passeio tranqüilo vira um caos, quando pássaros começam a atacar e matar moradores locais.

Há inúmeras cenas antológicas, mas o ápice (e uma das mais memoráveis do gênero) é quando Melanie está esperando por Cathy na escola e vagarosamente os pássaros vão pousando, sem que ela perceba... uma aula de tensão.
"A raça humana é que dificulta a vida no planeta"... com essa frase e a seqüência final, que demonstra a incerteza de um novo ataque e a verdadeira fragilidade humana, HITCHCOCK mostrou sua genialidade atrás das câmeras. Indispensável!

Título Original: The Birds
Ano Lançamento: 1963 (EUA)
Dir: Alfred Hitchcock
Elenco: Rod Taylor, Jessica Tandy, Suzanne Pleshette, Tippi Hedren, Veronica Cartwright, Ethel Griffies

ORÇAMENTO: --

quarta-feira, agosto 18, 2010

TOP CP - MAIORES FRACASSOS DO CINEMA

Orçamentos considerados e, muitas vezes, egos inflados, fazem com que filmes interessantes (ou não!), tenham salas de cinema vazias e praticamente nenhum retorno aos investidores. Foi isso que aconteceu aqui, nesta lista feita pela Revista Flashback... considerando diversos critérios, tais como: Bilheteria, orçamento alto, Perdas ,e as expectativas gerada em torno da trama, e do elenco.
cinemaeafins.com
1- O PORTAL DO PARAÍSO ( HEAVENS GATE ,1980)
ORÇAMENTO: US$ 44 milhões
BILHETERIA: US$ 1,5 milhões
PERDA: 97%
cinemaeafins.com
2- PLUTO NASH (THE ADVENTURES OF PLUTO NASH ,2002)
ORÇAMENTO: US$ 100 milhões
BILHETERIA: US$ 4,4 milhões
PERDA: 96%
cinemaeafins.com
3- MONKEYBONE NO LIMITE DA IMAGINAÇÃO (MONKEYBONE , 2001)
ORÇAMENTO: US$ 75 milhões
BILHETERIA: US$ 5,4 milhões
PERDA: 93%
cinemaeafins.com
4- RICOS, BONITOS E INFIÉIS (TOWN & COUNTRY ,2001)
ORÇAMENTO: US$ 90 milhões
BILHETERIA: US$ 6,7 milhões
PERDA: 92%
cinemaeafins.com
5- A ILHA DA GARGANTA CORTADA ( CUTTHROAT ISLAND ,1995)
ORÇAMENTO: US$ 92 milhões
BILHETERIA: US$ 11 milhões
PERDA: 88%
cinemaeafins.com
6- O RESGATE DO TITANIC (RAISE OF THE TITANIC ,1980)
ORÇAMENTO: US$ 36 milhões
BILHETERIA: US$ 7 milhões
PERDA: 81%
cinemaeafins.com
7- 3000 MILHAS PARA O INFERNO ( 3000 MILES TO GRACELAND ,2001)
ORÇAMENTO: US$ 62 milhões
BILHETERIA: US$ 15,7 milhões
PERDA: 75%
cinemaeafins.com
8- HUDSON HAWK O FALCÃO ESTÁ A SOLTA ( HUDSON HAWK ,1991)
ORÇAMENTO: US$ 65 milhões
BILHETERIA: US$ 17 milhões
PERDA: 74%
cinemaeafins.com
9- PLANETA DO TESOURO ( TREASURE PLANET , 2002)
ORÇAMENTO: US$ 140 milhões
BILHETERIA: US$ 37 milhões
PERDA: 73%
cinemaeafins.com
10- A RECONQUISTA (BATTLEFIELD EARTH: A SAGA OF THE YEAR 3000 (2000)
ORÇAMENTO: US$ 70 milhões
BILHETERIA: US$ 21,5 milhões
PERDA: 71%

Fonte: Cinema e Afins


terça-feira, agosto 17, 2010

OS MERCENÁRIOS

adorocinema.com

Antes de começar a crítica, gostaria de saber... você que está lendo este texto é macho ? Daqueles que não liga o chuveiro, mas faz ele chorar ?
Se a resposta for sim, então pode continuar lendo, pois em OS MERCENÁRIOS, não há espaço para choramingos, fraquezas ou dúvidas... os heróis aqui, matam, trucidam e explodem tudo o que estiver pela frente!

Isso meus queridos, os anos 80 estão aí e se Indiana Jones, John McClane e outros ícones ressuscitaram do limbo, porque não homenagear toda uma geração com um filme testosterona ?
98 % dos diálogos aqui, são irrelevantes e sem nexo, mas naquela época também era assim e, nos divertíamos abessa, então desliguem o cérebro e preparem-se !

O intuito de STALLONE (RAMBO – PROGRAMADO PARA MATAR), que protagoniza e dirige, sempre foi juntar ícones do gênero ação e jogá-los para ‘a guerra’. No fim das contas, o timaço ficou assim: JET LI (ROMEU TEM QUE MORRER), com pouco tempo para seus ‘malabarismos’, JASON STATHAM (CARGA EXPLOSIVA), firmando-se ainda mais, como o sucessor de Sly, TERRY CREWS (do seriado TODO MUNDO ODEIA O CRIS), sendo um dos alívios cômicos do longa, RANDY COUTURE (CINTURÃO VERMELHO), STEVE AUSTIN (OS CONDENADOS) e DOLPH LUNDGREN (ROCKY 4), que apenas balbuciam três ou quatro frases e ERIC ROBERTS (BATMAN – O CAVALEIRO DAS TREVAS), caricato e divertido como o vilão James Monroe e os convidados de luxo, MICKEY ROURKE (O LUTADOR), BRUCE WILLIS (DURO DE MATAR) e ARNOLD SCHWARZENEGGER (O EXTERMINADOR DO FUTURO).

Um grupo de experientes mercenários, recebem um trabalho extremamente arriscado: combater um ditador tirano, num país da América Latina.
Eles ficam relutantes em relação ao serviço, mas após Sandra (uma moradora local que os ajuda) ser pega, é só questão de tempo para usarem todas as habilidades para detonar quem estiver no caminho.

É verdade que, lá pelo meio OS MERCENÁRIOS fica arrastado e perde fôlego, mas retorna com tudo no terço final!
O diálogo na capela, entre os três ‘macacos velhos’ do gênero é, simplesmente genial e as alfinetadas do ‘Governator’ em Sly tiram gargalhadas do espectador.
Muitos se perguntaram se isso não seria um ‘passo atrás’, mas as bilheterias falam por si só e o diretor, firma-se novamente como um dos grandes nomes do cinemão pipoca. E OS MERCENÁRIOS 2 já está a caminho... aguardem!

Título Original: The Expendables
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: Sylvester Stallone
Elenco: Sylvester Stallone, Jet Li, Jason Statham, Gisele Itié, Terry Crews, Randy Couture, Eric Roberts, David Zayas, Steve Austin, Mickey Rourke, Dolph Lundgren, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger

ORÇAMENTO: 60 Milhões de Dólares

VENCEDOR DA PROMOÇÃO - 21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SP

E agora, após vários inscritos, temos a honra de colocar o nomes do vencedor da Promoção do 21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SP, em parceria com nosso blog...

Vencedora: REGIANE DE OLIVEIRA LOURENÇO (Valinhos / SP)



PROGRAME-SE

Abertura para convidados: dia 19 de agosto de 2010
Programação para o público: de 20 a 27 de agosto de 2010
Salas de Exibição: Cinemateca Brasileira, CineSESC, Centro Cultural São Paulo, Museu da Imagem e do Som, Espaço Unibanco Augusta, Cine Olido, Cinusp e Cineclube Grajaú Encontro KinoOikos- Formação do Olhar – 21 e 22 de Agosto, no Cine Olido, das 14h às 18hs Seminário Curta & Mercado – 23, 24 e 25 de Agosto, na Cinemateca, das 10h às 18hs Programação extra no Museu do Futebol, Matilha Cultural e em comunidades do Monte Azul, Vila Santa Inês, Vila Maria Zélia, Cidade Julia, Jardim Miriam, Jabaquara, Cambuci e Butantã
Acessibilidade: As sessões da Mostra Brasil terão áudio-descrição no CineSesc durante o final de semana (20, 21 e 22 de agosto).
Entrada: Gratuito
Direção: Zita Carvalhosa

sexta-feira, agosto 13, 2010

AS CARTAS PSICOGRAFADAS POR CHICO XAVIER

adorocinema.com

Sinto um certo incômodo em relação aos documentários nacionais, pois na maioria dos exemplos, vemos um grau tão elevado de romantismo e exaltação em relação ao tema em questão, que ao fim de tudo, o tratamento soa piegas e por vezes irrelevante.
Um dos grandes nomes do gênero no Brasil, Eduardo Coutinho, foi, de certa forma, o mentor da diretora CRISTINA GRUMBACH, que mostrou AS CARTAS PSICOGRAFADAS POR CHICO XAVIER, no último dia 18 de julho, no 3º Festival Paulínia de Cinema.

Um dos pontos positivos é usar uma poltrona vazia (representando a solidão, o vazio e etc.) e ao fundo a narração de uma carta psicografada por Chico Xavier, mas este recurso repete-se inúmeras vezes e irrita o espectador.
Outro achado importante, são as confissões, sempre sinceras e lotadas de emoção, destes pais e mães que, mesmo após 20 ou 30 anos da perda, ainda nutrem um amor incondicional pelos filhos.

Sem empurrar para você nada sobre “acreditar neste tipo de intervenção paranormal”, o que GRUMBACH passa é o quão dura é a perda de um ente e os meios usados para acalentar esta dor. Algumas matriarcas, conseguem ‘acostumar-se’ com a dura realidade (como percebemos na última entrevista), porém outras mantém uma ferida imensa aberta e é neste linear entre tristeza e bom senso que AS CARTAS PSICOGRAFADAS POR CHICO XAVIER mais se apóia.

Um corte final com dez ou quinze minutos a menos, não faria mal a ninguém, mas ao entrar no clima do documentário e deixar-se levar pela emoção lá contida, você, caro espectador e cinéfilo entenderá o porque de toda aquela devoção por Chico Xavier. Tocante e digno de uma boa conferida!

Título Original: As Cartas Psicografadas por Chico Xavier
Ano Lançamento: 2010 (Brasil)
Dir: Cristiana Grumbach
Elenco: Yolanda Cezar, Nyssia Leão de Oliveira, Sonia Muszkat, David Muszkat, Marlene Sarogoça, Thereza de Toledo Santos, Edinah Lodi


ORÇAMENTO: --

PODCAST 11 - SAGA ROCKY BALBOA


Por que os Estados Unidos e o mundo, se identificaram tanto, com um personagem praticamente derrotado e sem grandes perspectivas ?
Rocky Balboa é dissecado neste podcast, que comenta toda a saga de vitórias e derrotas do campeão, assim como fala um pouco sobre a carreira de Stallone.
Então, ao som do clássico Gonna Fly Now, vamos ao que interessa!

DURAÇÃO: 16 minutos aprox.

SUGESTÕES, CRÍTICAS OU PERGUNTAS TOSCAS:
enviel e-mails para blogcinemaepipoca@hotmail.com

RSS DO BLOG: aqui!

INFORMAÇÕES:
Aperte o botão PLAY abaixo ou clique em DOWNLOAD (o arquivo está no formato MP3) para desfrutar dessa baboseira no seu PC.


quinta-feira, agosto 12, 2010

PROMOÇÃO - 21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SP

Como foi falado no post anterior, estaremos fazendo a divulgação do 21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SP.
E para incentivá-los ainda mais, a Associação Kinoforum está disponibilizando para serem sorteados 1 Camisa, 1 bolsa e 1 bottom do Festival!

Para participar é simples... basta nos mandar um e-mail com a frase "Quero a camisa, bolsa e o bottom do 21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SP", juntamente com seu Nome Completo, Endereço e um Telefone ou E-Mail de Contato (sem isso, sua participação estará cancelada).

Serão válidas as incrições até o dia 15 de Agosto de 2010.

Onde participar ?
Pelos comentários no blog (http://www.cinemaepipoca.blogpsot.com/) - PS.: não publicarei comentários com endereço, podem ficar tranquilos !
Pelo Twitter: @ederdbz
Pelo E-mail: blogcinemaepipoca@hotmail.com
Pelo Orkut: Comunidade Cinema e Pipoca


PROGRAME-SE

Abertura para convidados: dia 19 de agosto de 2010
Programação para o público: de 20 a 27 de agosto de 2010
Salas de Exibição: Cinemateca Brasileira, CineSESC, Centro Cultural São Paulo, Museu da Imagem e do Som, Espaço Unibanco Augusta, Cine Olido, Cinusp e Cineclube Grajaú Encontro KinoOikos- Formação do Olhar – 21 e 22 de Agosto, no Cine Olido, das 14h às 18hs Seminário Curta & Mercado – 23, 24 e 25 de Agosto, na Cinemateca, das 10h às 18hs Programação extra no Museu do Futebol, Matilha Cultural e em comunidades do Monte Azul, Vila Santa Inês, Vila Maria Zélia, Cidade Julia, Jardim Miriam, Jabaquara, Cambuci e Butantã
Acessibilidade: As sessões da Mostra Brasil terão áudio-descrição no CineSesc durante o final de semana (20, 21 e 22 de agosto).
Entrada: Gratuito
Direção: Zita Carvalhosa

quarta-feira, agosto 11, 2010

21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS METRAGENS DE SP


O blog Cinema e Pipoca, teve a honra de ser contatado por Thaís Nadi, que trabalha na Agência de Publicidade Núcleo da Idéia (RJ), junto com a Associação Cultural Kinoforum (SP), que organiza e é responsável pela realização do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, que acontece entre 19 e 27 de agosto, e em 2010 terá sua 21ª edição.

E não para por aí... o Kinoforum também tem Atividades Paralelas, Oficinas Audiovisuais e diversos cursos. Para saber mais, clique aqui.

Seremos um dos divulgadores desta idéia, pois o Brasil precisa de iniciativas como esta, para que tenhamos um futuro ainda mais brilhante e culturalmente rico.

Para maiores detalhes, logo abaixo, serão divulgados todos os meios, para conhecerem melhor este projeto:

"Foi muito importante porque vimos coisas que não são de acesso do telespectador e compreendemos a produção de um filme. A oficina é muito boa, espero que este projeto continue em outros lugares." - Adelvan de Lima Nunes - Aluno de uma das Oficinas (2002)
Related Posts with Thumbnails