terça-feira, agosto 03, 2010

O SEGREDO DE SEUS OLHOS

adorocinema.com


Se o Brasil é penta campeão mundial de futebol e sua hegemonia no esporte, não se equipara aos nossos ‘hermanos’, não podemos dizer o mesmo em relação ao cinema (nosso país está numa crescente, mas ainda oscila demais).
Sem exagero algum, O SEGREDO DE SEUS OLHOS é uma das melhores obras que vi em 2010 e junta suspense, drama e uma fotografia estupenda, para moldar o roteiro lotado de reviravoltas, com personagens excelentes.

Há resquícios dos velhos noir dos anos 50 e, a julgar pelas idas e vindas no tempo, o diretor JUAN JOSÉ CAMPANELLA (O FILHO DA NOIVA), poderia facilmente se perder, mas tem pulso firme e experiência para segurar seu longa otimamente.
Assim como é citado no título do filme, CAMPANELLA tenta entregar muita coisa através dos olhares, que por vezes ‘falam’ mais do que qualquer diálogo.

Como em toda crítica especializada, tenho a obrigação de louvar a seqüência da câmera entrando, pelo alto e sem cortes no estádio de futebol, que é corajosa e genial, assim como a fuga de Gomez (de gelar a espinha).
Um dos grandes desabafos aqui, vai em relação à inconsistência do sistema judicial, todas as suas falhas e equívocos.

Benjamin Esposito, trabalhou por longos anos num Tribunal, e agora, que está aposentado resolve escrever um romance, baseado num acontecimento que viveu tempos atrás. Em 1974, ele ficou encarregado de desvendar um brutal assassinato de uma jovem mulher, porém a Argentina passava por uma violência política muito grande, que culminou no descaso com o crime. Anos depois, entra à fundo novamente em seus traumas e descobrirá muito mais do que imaginava.

O diálogo entre Esposito e Morales no metrô é sensacional (assim como seu desfecho), com uma densidade e tristeza ímpares. Ponto positivo então, para RICARDO DARÍN (NOVE RAINHAS), ótimo ator, que pega a obra para si e não a larga, conduzindo o espectador para dentro de um sofrimento amedrontador. 2 a 0 para a Argentina, contra a gente, pelo menos no número de premiações no Oscar...! Ao menos em uma coisa eles teriam que estar na nossa frente... ganhar todas fica muito chato!

Título Original: El Secreto de sus Ojos
Ano Lançamento: 2009 (Argentina)
Dir: Juan José Campanella
Elenco: Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino, Guillermo Francella, José Luis Gioia


ORÇAMENTO: 2 Milhões de Euros

1 comentários:

Cenários Imaginários disse...

Estava procurando artigos e críticas para ler e poder escrever sobre o mesmo filme em meu Blog e li a sua crítica. Gostaria de lhe parabenizar pela crítica, uma das melhores que li nestes 6 meses de bloggero. No entanto, tenho uma contestação sobre perder para nossos "hermanos" no meio cinematográfico: http://peliculacinefila.wordpress.com/2010/10/13/tropa-de-elite-2-jose-padilha/

Related Posts with Thumbnails