quinta-feira, dezembro 02, 2010

PROFISSÕES NO MUNDO DO CINEMA - PARTE I


Após perguntarem para mim, qual era a função de um Produtor de Cinema, resolvi fazer uma série de posts relacionados às profissões geradas por esse mercado, que depende muito da mão de obra humana, diferente da maioria e é grande geradora de empregos mundo afora.
O fato interessante é que cada país tem seu próprio jeito de filmar e se mesclada a outras culturas, cria uma gama maior ainda de possibilidades fílmicas.

Essa é nossa primeira parte do especial PROFISSÕES NO MUNDO DO CINEMA:

Diretor:
É o profissional responsável por traduzir um roteiro, tirado de uma obra literária ou não, em imagens para o cinema, televisão e etc. (pode ser tanto curta, quanto longa metragem). Está em todas as etapas do projeto: a escolha do elenco, textura fotográfica e etc.
Tem como meta primária dirigir os atores, nas cenas pré-estipuladas no roteiro, sempre focando o orçamento disponível, além de ‘chefiar’ as outras funções.
Após a conclusão das gravações, assiste o filme em estado bruto e dirige os trabalhos do montador, para colocá-lo na ordem correta.
Depois ainda escolhe trilhas e efeitos sonoros, além de acompanhar a mixagem e a cópia final para exibição.

Continuísta:
Classifica, organiza e identifica os planos dramáticos por números, possibilitando o seu controle na execução como um todo (nos serviços de laboratório, telecinagem e montagem). No set, ele secretaria toda a equipe técnica, anotando tudo que envolve a fotografia e a câmera em cada plano. É responsável pela clareza da narrativa, por isso controla a execução dos planos que integram a decupagem proposta pelo diretor do roteiro. Não pode deixar que faltem planos para a montagem ou que não se interliguem. Auxilia a produção no controle e tráfego dos negativos virgens, expostos a serem enviados para revelar nos laboratórios, a telecinagem e posteriormente a montagem. Elabora as folhas de continuidade, supervisiona os boletins de câmera e som. Executa as claquetes, controla o seu conteúdo a cada plano. Participa da etapa de preparação do filme no detalhamento técnico. Suas tarefas se encerram após as filmagens e a revisão de todos os copiões do material filmado.

Diretor de fotografia:
Supervisiona toda a equipe ou gravação, que está relacionado a imagem. Vê enquadramentos, ângulos e movimento das câmeras, para tentar gerar algo mais coeso ao final. Tem como grande objetivo criar um ambiente dramático visualmente, com a ajuda de filtros, negativos e iluminações sugeridas pelo roteiro. É co-responsável, em parceria com o diretor e o montador do filme, pela linguagem narrativa do produto audiovisual. Acompanha o filme, do ponto de vista técnico, em todas as etapas, desde a preparação, passando pelas filmagens e a finalização em laboratório até a primeira cópia de exibição comercial.

Fotógrafo de cena:
É o profissional que fotografa flagrantes das cenas filmadas, com o mesmo enquadramento da câmera, das cenas mais fortes do filme para comporem o material de divulgação na imprensa.

Fonte: Mundo Vestibular

1 comentários:

Jonathan disse...

Grande ideia divulgar as profissões relacionadas a cinema. Pode ser que alguém se interesse em seguir uma delas e ajude o nosso cinema nacional.

abraço,
Jonathan

Related Posts with Thumbnails