quarta-feira, dezembro 01, 2010

3ª MOSTRA LIVE DE CINEMA

A terceira edição do festival brasileiro de performances audiovisuais em tempo real - Mostra Live Cinema – mLC 2010 – apresentará 16 atrações nacionais e internacionais baseadas no fazer ao vivo (no live) com o uso de softwares e hardwares de manipulação de imagem, som, dados e luz em tempo real. A edição de 2010 será realizada no teatro do Oi Futuro em Ipanema, no Rio de Janeiro, de 1 a 5 de dezembro. O evento tem patrocínio da Oi pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e apoio cultural do Oi Futuro.

Neste ano, foram selecionados 16 trabalhos e houve um total de 71 trabalhos inscritos – sendo 46 nacionais e 25 internacionais. Os dois representantes estrangeiros vêm da França: Yroyto e Nohista.

A III Mostra Live Cinema é uma mostra expositiva de performances audiovisuais e trabalhos de Live Cinema, Live Images e inaugurou no Brasil um formato inovador de evento 100% dedicado a performances audiovisuais ao vivo. No Brasil, a mostra abriu caminhos para diversos outros eventos, que vêm se consolidando a cada ano, como por exemplo: a Jornada Brasileira de Imagens ao Vivo, de Fortaleza (http://cinemaaovivo.wordpress.com/), o DF – Depois das Fronteiras, de Brasília (http://achabrasilia.com/df-depois-das-fronteiras) e o FAD – Festival de Arte Digital, de Belo Horizonte (http://www.festivaldeartedigital.com.br/).

O conceito da Mostra Live Cinema

O nome live cinema ou cinema ao vivo foi usado originalmente para classificar uma sessão de cinema silencioso, que tinha a execução de música ao vivo durante a sua apresentação. Mas isso foi no século passado. Hoje o termo live cinema diz respeito à execução simultânea de sons e imagens por artistas visuais que apresentam suas obras ao vivo diante dos espectadores.

O que existe em comum nos trabalhos propostos é um deslocamento para além dos parâmetros tradicionais da narrativa cinematográfica, que deixa de ser baseada numa estrutura linear e na reprodução de uma realidade pela câmera, para algo que pode ser entendido como espaço cinematográfico. O termo cinema deve ser entendido de uma forma mais abrangente porque diz respeito a todas as diferentes formas de produção e exibição de imagens em movimento, com o objetivo de se proporcionar ao público a vivência de uma experiência audiovisual.

Os artistas que apresentam seus trabalhos na forma de composições audiovisuais, remixes de filmes consagrados e/ou em obras experimentais de investigação conceitual ou de linguagem – não concebem mais uma obra acabada, mas uma possibilidade de articulação de seus elementos em combinações e re-combinações que nunca se repetem, criando uma obra/experiência/performance audiovisual única e intransferível.

Sobre a Mostra Live Cinema (http://www.livecinema.com.br/)

A III Mostra Live Cinema é o resultado de um projeto que começou a ganhar forma em 2007, quando foi realizada pela primeira vez uma mostra especial de Live Cinema dentro do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, o FEST RIO. Foram seis artistas brasileiros, de três estados diferentes, que se apresentaram nas três noites da Mostra. A sala de cinema ODEON foi especialmente preparada para receber as performances.

Em 2008 foram realizadas mais duas Mostras. A I Mostra Nacional de Live Cinema, que aconteceu na Caixa Cultural, também no Rio de Janeiro, foi a primeira mostra de caráter nacional. Além de apresentar dez artistas de quatro estados brasileiros, trouxe pela primeira vez uma mostra informativa de vídeos nacionais e internacionais e duas mesas de debates sobre a produção de Live Cinema. No mesmo ano, aconteceu a segunda mostra especial de Live Cinema no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro. Além da estréia do primeiro longa-metragem interativo realizado no Brasil, do cineasta Bruno Viana, especialmente produzido para ser apresentado numa performance de Live Cinema, houve a participação da artista finlandesa SOLU.

Em 2009 a Mostra Live Cinema se consolidou e fez sua primeira itinerância nacional. Com o patrocínio da Petrobras e apoio do SESC Pompeia de São Paulo, foi realizada na capital paulista com 6 noites de performances, 2 mesas de debates e 2 palestras de artistas internacionais. Foram 18 performances audiovisuais, com destaque para os longas-metragens de Beto Brant, Bruno Viana e Alexandre Carvalho, além das performances experimentais de Daito Manabe (Japão), Hol (Belo Horizonte), Panetone (Porto Alegre), Duo N-1 (São Paulo) e Tomaz Klotzel (São Paulo).

Sobre o Oi Futuro (http://www.oifuturo.org.br/)

O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública.

O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 40 mil escolas públicas, beneficiando cerca de 26 milhões de alunos. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro e um em Belo Horizonte, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apóia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei.

III MOSTRA LIVE CINEMA
De 1 a 5 de dezembro
Oi Futuro em Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema
Tel.: (21) 3201-3010
Entrada: R$ 10,00 inteira R$ 5,00
Classificação Etária: quinta e sábado 18 anos; sexta e domingo 16 anos.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails