quinta-feira, dezembro 30, 2010

PROFISSÕES NO MUNDO DO CINEMA - PARTE IV


Continuando nossas matérias, que falam um pouco sobre cada segmento no mundo espetacular do cinema.

Cenotécnico
É o técnico de cinema que, seguindo uma planta desenhada pelo cenógrafo, executa e comanda a construção dos cenários e alguns tipos de móveis cenográficos para o cenário do filme. Chefia a equipe de carpinteiros, pintores e escultores que compõem o departamento de cenografia de um filme ou vídeo.

Roteirista
É o criador de um texto literário com trama especializada para cinema ou televisão de fatos reais ou ficcionados de situações que se encadeiam. Um roteiro não é um romance, daí sua especificidade de escritura dividindo-o em seqüências por locação, determinando o período da jornada e precisando o espaço cênico onde se desenrola a ação.
Existem profissionais especializados em trabalhar apenas em uma fase ou tratamento do roteiro, que são os: argumentistas, dialoguistas, gags men e os pesquisadores.

Argumentista
É o que redige em uma sinopse de cinco páginas a trama central da história e seus personagens principais. Esta etapa não possui diálogos ou indicações e subdivisões de cenas em seqüências por locações. É apenas a trama, a carpintaria dramática do princípio ao fim.

Dialoguista
É o especialista em criar diálogos coloquiais ou regionalismos em uma cena onde os personagens conversam e têm um tipo físico determinado ou exercem uma função que deverá possuir em seu vocabulário expressões e jargões da atividade. É o caso de filmes policiais que empregam a gíria do submundo.


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails