sexta-feira, dezembro 17, 2010

DEMÔNIO

osfilmes.com

Desde o primeiro cartaz divulgado na internet, percebi que DEMÔNIO tinha tudo para dar certo, pois colocava pessoas desconhecidas, presas dentro de um elevador (local que aumenta a tensão), tinha a produção e a história de M. NIGHT SHYAMALAN (“O cara fez O SEXTO SENTIDO, vou dar uma chance” – pensei comigo) e apresentava Lúcifer em pessoa, atazanando a vida desses pobres mortais.

No início o uso da iluminação e a falta dela em determinados momentos, ajuda a compor aquilo pretendido, que é causar certo pânico, pena que isso funcione apenas uns 15 minutos, porque, depois disso, as caras e bocas dos atores – que são péssimos –, fazem a película virar um arremedo de nada com coisa nenhuma. Até chegar ao auge da falta de nexo, quando um dos seguranças do prédio joga um pedaço de pizza no chão, a música sobe e ao verem que ela caiu de ‘cabeça para baixo’, o rapaz diz: “é isso que acontece quando o Demônio está próximo, nada dá certo!”

Tirando as devidas proporções, Rodrigo Cortés e seu ENTERRADO VIVO, conseguiu levar pânico e tensão usando apenas um ator e uma locação menor, já os IRMÃOS DOWDLE tiveram uma sucessão de equívocos, com suas mortes gratuitas, com uma estética feia e pouco inspirada e nem a participação da veterana JENNY O’HARA (OS VIGARISTAS), serviu para espantar o ‘mal olhado’.

A reviravolta final, poderia ser interessante, caso os diretores nos levassem até lá, de forma menos passional e preguiçosa. O trailer no fim das contas é melhor do que o longa em si, que não assusta, não diz a que veio, tem apenas 80 minutos, e mesmo assim, passa arrastado, como se tivesse duas horas e meia.

E para deixar tudo pior, existe a seqüência inicial, onde fazemos um tour, com os edifícios da cidade virados de cabeça para baixo (precisava disso para entendermos que o ‘demônio’ estará por lá?) e o inestimável vislumbre de SHYAMALAN, um profissional que, pelo visto, esqueceu como se produz, como se dirige e como se cria um bom argumento, vivendo às custas da sua imagem num passado não muito distante!

Título Original: Devil
Ano Lançamento: 2010 (EUA)
Dir: Drew e John Erick Dowdle
Elenco: Geoffrey Arend, Chris Messina, Logan Marshall, Bojana , Caroline Dhavernas, Jacob Vargas, Bokeem Woodbine


ORÇAMENTO: --

2 comentários:

Daniel Tavernaro disse...

Bom, em todos os blogs que li, sempre estão falando super mal do filme. Fui assisti-lo às cegas, sem nem ter idéia do que era, já que era pré-estréia.

Porém, ao contrário de muito, não achei um filme chato, arrastado, incômodo. Me lembrei bastante do filme "O bebê de Rosemary", onde desenvolve-se tudo sem mostrar o tal "diabo" de fato. Sentimos angústia de vivenciar o que os personagens estão vivenciando com a mesma amplitude: não entendendo o que está se passando.

Lógico que há muita coisa idiota no filme, como aquele segurança extremamente religioso. Mas não achei de todo uma coisa chata.

Porém...tenho uma dúvida: o demônio, afinal, é bom ou ruim? Porque é ele quem faz com que o real assassino da família do detetive seja desmascarado...

Ok que ele só esteve presente naquele elevador porque todos ali tinham seu pézinho nas "forças malignas", mas preciso ver o filme novamente para entender porque aqueles dois saíram vivos. Lembro que rola um pacto ou algo do tipo, mas o diabo não seria bonzinho a esse ponto....

Mas voltando ao início, achei um filme angustiante pelas cenas de terror oculto; visto num cinema com som digital, o medo é ainda maior pela escuridão que fica e pelos barulhos. Nunca tinha visto isso, e achei sensacional. Todos que estavam sentados ao meu lado na sessão olhavam uns para os outros, esperando surgir algo ali ao seu lado.

Anônimo disse...

Pois é, tá na hora de hollywood entender que o Sexto Sentido foi sorte de principiante. Shyamalan não fez nada de bom desde então e roteiro é o ponto mais fraco dele, para mim.

De qualquer forma, confesso que nem sabia da existência do filme, mas o pôster ficou legal.

Related Posts with Thumbnails