terça-feira, abril 19, 2011

RIO

downloadfilmes.net

Muitos críticos de cinema comentaram em seus textos que CARLOS SALDANHA (A ERA DO GELO 2) estereotipou demasiadamente a cidade do Rio de Janeiro em seu novo filme, intitulado RIO. Interessante essa constatação, pois eles se esquecem que a Rede Globo em sua novela das oito faz isso diariamente e ninguém reclama.
Que me perdoem os cariocas, mas a tal Cidade Maravilhosa usa e abusa de tudo o que é mostrado na animação para apresentá-la mundialmente: carnaval, mulheres, praia, Cristo Redentor, futebol e etc.

Desde o primeiro instante, a arara azul chamada Blu nos cativa e se transforma no grande achado do roteiro, até porque os coadjuvantes são muito padronizados, assim como os vilões, que não diferem de outros personagens já criados pela produtora Blue Sky.
A inserção de algumas ‘apresentações musicais’ me incomoda bastante – principalmente quando o Nigel canta, pois são pouquíssimos diretores que sabem dosá-las com parcimônia.

A sacada genial de SALDANHA, foi mostrar uma quadrilha de macacos assaltantes, levando inúmeros pertences dos turistas – gostaria de saber se os críticos queriam verossimilhança nisso também? – e a trilha sonora assinada por Will.I.Am e Sérgio Mendes, capturam a alegria e a essência de um Rio de Janeiro, que é movido pelo carnaval, pelas cores, grandiosidade e elegância.

Blu é uma arara azul domesticada, que vive em Minnesota, com sua dona Linda – que acreditava que seu animal de estimação fosse o último da espécie. Certo dia, descobrem que existe uma fêmea para Blu no Brasil. Chegando lá, ele e sua companheira Jade, são seqüestrados por contrabandistas e após um tremendo esforço escapam. O desafio agora, será encontrar Linda e, quem sabe, aprender a voar!

A animação é perfeita, mas para engrenar realmente são necessários 40 minutos, já que antes disso, a inserção de piadinhas e gags surtem pouco efeito.
Estereotipada ou não, o fato é que RIO é uma ótima homenagem ao Brasil como um todo e também um grito para o mundo, sobre preservação de matas e espécies. Ponto para CARLOS SALDANHA!

Título Original: Rio
Ano Lançamento: 2011 (EUA)
Dir: Carlos Saldanha
Vozes: Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Rodrigo Santoro, Jake T. Austin, George Lopez


ORÇAMENTO: --

PERGUNTA PARA O INTERNAUTA:

* O que você achou de RIO ?
* Estereotiparam demais a cidade ?

4 comentários:

Armando B. Martins disse...

Oi Éder,
O filme é mesmo ótimo.
Só um adendo. Os tais macaquinhos são bastante realistas. Eles existem e são folclóricos no morro do Pão de Açúcar, onde pegam comida e o que mais os turistas incautos deixarem à mostra. E teve gente dizendo que isso era "racismo estereotipado"... tem gente que adora falar mal!
Parabéns pela crítica!
Abs!!!

Silvia Freitas disse...

Eu gostei muito do filme, acho até pq fala do Brasil né....A Arara Blu é uma graça, seus traços ficaram perfeitos. Só achei que forçou demais no carnaval, parece até que vivemos o ano inteiro vivendo isso. Tem falhas, mas o lance do Brasil ser apresentado de uma maneira mais realista ao mundo acaba nos convencendo e nos ganhando.

zulu disse...

Não nada, tinha é que mostrar animais maltratados como ararinhas azuis presas em gaiolas minusculas para trafico animal,passaros voando acertados por bala perdida,praia com arrastão, as araras a tentar voar mas sem conseguir pois os helicopteros da policia estão sempre no ar , corpos espalhados pelas localidades,tiroteios ,porque a cidade maravilha a muito que virou cidade desespero trafico morte e bandidagem tomaramconta do rio,cidade para esquecer.

Eddie disse...

Podiam mostrar o caveirão entrnado no morro do alemão e a ladroagem correndo para a mangueira. Seria bem mais realista. E mais a ararirnha azul é típica da Bahia e de nenhum outro estado mais. Só se fala no Rio, e o resto deste enorme País?

Related Posts with Thumbnails