sexta-feira, outubro 29, 2010

ENTRE OS MUROS DA PRISÃO

sessaopipoca.net

Mesmo sendo ‘baseado em fatos reais’, nem sempre consegue-se tirar todo potencial da história e transpô-lo para o roteiro. Foi assim com À PROCURA DA FELICIDADE e é também neste ENTRE OS MUROS DA PRISÃO, pois toca-se num tema gasto e burocrático, onde os personagens são iguais a tantos outros que já vimos por aí, as trilhas sonoras melancólicas não fazem emocionar e a direção tem uma rigorosidade difícil de driblar.

Antes da uma hora, o diretor CHRISTIAN FAURE (AMOR EM TEMPOS DE GUERRA) não tira nenhuma intensidade na atuação dos garotos, que parecem pontuadas em diversas marcações de cena.
Mas após isso, e com a morte de um personagem central é que as coisas se organizam e até uma comoção é sentida, quando os jovens tocam o piano de papel e fortificam a identidade entre eles.

Na França dos anos 30, várias escolas para correção de adolescentes foram criadas, mas ao invés da tal correção, o local transformava-se numa prisão severa e violenta.
Yves, um órfão de 14 anos é transferido para um destes locais, ele sonha em fugir, pegar o primeiro navio para Nova York e passar a vida na cidade.

A ponte é uma alusão para a liberdade, pois ninguém sabe ao certo o que há do outro lado dela e provavelmente a maior força deles seja esse vislumbre do futuro e a certeza de que sairão do colégio.
O cinema francês já nos trouxe diversas obras primas irretocáveis, mas ENTRE OS MUROS DA PRISÃO está num meio termo e mesmo que haja situações que transmitam a ingenuidade e imaturidade dos protagonistas, não diz a que veio e equilibra-se em cima do muro, lutando para não cair!

Título Original: Les Hauts Murs
Ano Lançamento: 2008 (França)
Dir: Christian Faure
Elenco: Emile Berling, Carole Bouquet, François Damiens, Pascal N'Zonzi, Michel Jonasz, Catherine Jacob

ORÇAMENTO: --

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails