terça-feira, outubro 19, 2010

NÃO POR ACASO

omelete.com.br

PHILIPPE BARCINSKI, curta-metragista premiado em diversos festivais, faz em NÃO POR ACASO seu primeiro longa e se sai muito bem, como um verdadeiro veterano neste segmento.
Por mais que possa parecer igual, a transição entre curtas e longas é difícil e depende muito da percepção e precisão do diretor, que por vezes passa a carreira tentando algo relevante e não chega a lugar algum.

A duplicidade, que é usada em algumas seqüências para mostrar o que poderia ter acontecido, se Teresa, por exemplo, saísse de casa cinco segundos antes, é ótima, apesar de não ser inédita e bem mais impactante do que se usassem apenas narrativa e outros frames esporádicos (como um take no rosto sofrido de Pedro).
A explicação dada por Ênio, comparando as células do nosso corpo, com as movimentadíssimas ruas e avenidas de São Paulo, é bem utilizada e é também, uma variação dos nossos próprios comportamentos no dia a dia.

Tanto Ênio quanto Pedro, levam vidas burocráticas e rotineiras, tendo medo da modificação, mas o fato é que, hora ou outra perderão o controle delas, assim como ocorre na profissão deles.
Após as perdas, várias coisas transformam-se e sempre saímos daquele episódio, modificados física ou mentalmente e cabe a nós mesmos fazermos do caos, uma virtude.

Ênio e Pedro vivem experiências diferentes: um fracassou num relacionamento e trabalha como controlador de trâfego, o outro acaba de trazer a namorada para morar com ele e monta mesas de sinuca.
Num dia qualquer, suas vidas se encontrarão por causa de um acidente que trará diversas cicatrizes para eles.

Com ótima trilha sonora, BARCINSKI molda uma São Paulo diferenciada e, mesmo com toques dramáticos, foge daquela celeuma de que ‘é terrivelmente complicado e triste morar na capital’.
As atuações de RODRIGO SANTORO (300) e LEONARDO MEDEIROS (BUDAPESTE) são exemplares, assim como os coadjuvantes e apesar de, às vezes o diretor ser burocrático em suas tomadas, nos dá um filme muito além das expectativas!

Título Original: Não Por Acaso
Ano Lançamento: 2007 (Brasil)
Dir: Philippe Barcinski
Elenco: Rodrigo Santoro, Leonardo Medeiros, Letícia Sabatella, Branca Messina, Rita Batata, Graziela Moretto, Cássia Kiss


ORÇAMENTO: --

1 comentários:

PORTAL DO MEU BAIRRO disse...

Bom dia, esta afim de fazer parceria eu add o seu blog nos meus link e vc add tbm?
blz?
http://jornaldobrasileiro.blogspot.com/

Related Posts with Thumbnails