sexta-feira, dezembro 28, 2007

POSSUÍDOS

A tradução de títulos nacionais dificilmente agradam e em POSSUÍDOS não é diferente.
WILLIAN FRIEDKLIN (O EXORCISTA) sintetiza todos os traumas norte americanos pós 11 de setembro, num suspense interessante, paranóico e eletrizante.
Os diálogos secos deixam espectadores ainda mais ligados na trama, que conta com no máximo 4 atores para segurar (muito bem!) os noventa minutos de projeção e usa-se praticamente um único cenário, causando uma sensação impressionante de claustrofóbica.

Peter (MICHAEL SHANNON) acredita estar infectado por insetos que se alojam dentro dele, com isso isola-se numa casa juntamente com sua nova companheira.
O tempo corre, suas atitudes viram ato desesperado de tentar salvar a própria raça humana, mas isso realmente é real ou não passa de imaginação fértil ?

ASHLEY JUDD (CRIMES EM PRIMEIRO GRAU) acertou em cheio no tom, levando à personagem força e loucura acima da média, FRIEDKLIN mesmo no alto dos seus 71 anos, transforma este enredo psicótico numa obra digna e original.

A fotografia azulada e gélida, funde-se perfeitamente naquilo proposto em POSSUÍDOS.
Grande filme, diferente do normal, com atuações competentes e sérias.

NOTA: 7,0
ORÇAMENTO: --

quarta-feira, dezembro 05, 2007

JOGOS MORTAIS 4

www.adorocinema.com.brTalvez, se a cine-série JOGOS MORTAIS parasse como uma trilogia seria excelente, até porque prolongar algo que teve um ‘ponto final’ tão reticente e poderoso – com a morte de JigSaw e sua aprendiz Amanda – seria desnecessário e irrelevante.
Mas como os números falam por si mesmo, a Lion Gates resolveu bancar outra continuação.

O início é, realmente impactante e de uma realidade implacável, mas após esses primeiros instantes, os roteiristas PATRICK MELTON e MARCUS DUNSTAN entregam-se aos clichês do gênero e o diretor DARREN LYNN BOUSMAN faz de JOGOS MORTAIS 4, apenas uma extensão de tudo que deu errado em películas menores, como O ALBERGUE.

Ao fazerem a autópsia no corpo do serial killer, os legistas encontram uma fita em seu estômago e descobrem que os jogos não acabaram.
É quando o comandante Rigg é seqüestrado e a busca incessante pelo seu paradeiro começa. No mesmo instante, o policial passa por uma série de armadilhas bizarras que poderão (ou não), salvar sua pele.

COSTAS MANDYLOR e ANGUS MACFADYEN tem atuações medonhas e quem “segura a barra” é TOBIN BELL, sempre naturalíssimo como JigSaw.
E após o sucesso, percebemos que a brutalidade iniciada por James Wan, está longe do fim.

NOTA: 3,0
ORÇAMENTO: --

domingo, dezembro 02, 2007

O NOVO MUNDO

TERRENCE MALICK (ALÉM DA LINHA VERMELHA) desvencilha-se da máquina Hollywoodiana de padrões muitas vezes equivocados, flertando com espectadores momentos sutis, narrações em off tão belas quanto as fotografias apresentadas e um roteiro delicado.

Poderá ser de difícil apreciação a alguns, mas por trás destes frames sempre 'pacientes', vemos a luta dos indígenas contra a colonização da sua terra.
Nos momentos em que os americanos acreditavam em sua autocapacidade e autocontrole, eram onde os nativos provavam valores verdadeiros.
Como já citei acima, a fotografia é atrativo à parte, exposta com tanto charme que nos leva para dentro do longa.

COLIN FARRELL (MIAMI VICE) como sempre está competente, mas desta vez sua interpretação é sufocada pela presença hipnotizante da desconhecida Q'ORIANKA KILCHER, presenteando-nos com ingenuidade inquietante, mesclando ar inocente, com o poder de uma verdadeira mulher.
A colonização em si fica em segundo plano, pois a paixão dos astros principais ecoa pelas duas horas de duração.
MALICK diferencia-se com estilo particular (e inteligente) dos cacoetes do cinemão.

NOTA: 8,0
ORÇAMENTO: 30 Milhões de Dólares

domingo, novembro 25, 2007

CRY WOLF - O JOGO DA MENTIRA

www.cinepop.com.brPÂNICO realmente fez história, e ainda nos dias atuais "incentiva" diretores a copiarem descaradamente uma das fórmulas mais batidas dos cinemas.

CRY WOLF - O JOGO DA MENTIRA traz início interessante, quando os atores (em atuações terríveis) participam do tal jogo do título. Uma garota é assassinada e resolvem "criar" um serial killer, espalhando a susposta história na faculdade.
Como toda mentira, esta também sai do controle tendo conseqüências sérias.

Nos minutos finais você já sabe o que acontecerá e BON JOVI (A CORRENTE DO BEM) tem uma aparição indigna, aliás como normalmente acontece nos seus trabalhos na telona.
O DVD contém alguns extras, porém não conseguem encobrir as deficiências desta "salada" entediante de cenas e personagens batidos.

JEFF WADLOW (diretor) tenta segurar seu filme com mínimo de competência, mas a trilha sonora atrapalha, o roteiro nos dá reviravolta absurda e finalmente os astros (jovens, bonitos e sem cérebro) incorporam cacoetes inúteis.
Esperem a transmissão em alguma Tela Quente da vida e economizem grana para JOGOS MORTAIS 4.

NOTA: 5,0
ORÇAMENTO: 1 Milhão de Dólares

sábado, novembro 24, 2007

GRITOS MORTAIS

Na versão dublada o narrador intitula o filme como "SILÊNCIO MORTAL", mas isto é apenas um pequeno detalhe num terror comum e sem qualquer novidade.

Bebe-se tanto da fonte deixada por JOGOS MORTAIS, que JAMES WAN quase engasga-se. Vide o cenário inicial, onde um policial (DONNIE WAHLBERG) olha o suspeito pelo vidro, enquanto este está sentado na cadeira, cabisbaixo. É replay dos acontecimentos com Shawnee Smith e Danny Glover.
GRITOS MORTAIS seria homenagem aos terrores antigos mas convenhamos, ninguém se assusta com bonecos ou aparições repentinas de fantasmas.

O enredo gira em torno de uma cidade, que no passado matou uma ventríloquo (cortando sua língua), enterrando-a com seus "filhos de madeira".
Alguns anos depois, algumas pessoas sumiram sem deixar rastros.

Nem no momento crucial da obra, WAN acerta, pois os atores são totalmente fracos, parecendo deslocados e pouco confortáveis nos respectivos papéis.
Quem realça o tom amedrontador é a trilha sonora, sempre colocada nas horas certas.

O DVD traz poucos extras, porém todos interessantes (making of, como foram utilizados os efeitos especiais, comentários dos criadores JAMES WAN e LEIGH WAHNNELL, maquiagens e etc.).
Neste pós JOGOS MORTAIS a dupla fica devendo e muito, sem um décimo da coragem do filme anterior.

NOTA: 4,0
ORÇAMENTO: --

quinta-feira, novembro 15, 2007

PLANETA TERROR

www.adorocinema.com.brEsta primeira parte do projeto insano dos diretores ROBERT RODRIGUEZ (PEQUENOS ESPIÕES) e QUENTIN TARANTINO (KILL BILL) é uma homenagem às sessões de 'filmes B', que eram transmitidos nos EUA.
O roteiro é pífio e sem cabimento, os atores são de uma canastrice tamanha, os diálogos não servem de nada, pois aqui queremos sangue, membros arrancados e mulheres semi nuas.

Acidente numa pequena cidade americana transforma a maioria dos habitantes em zumbis sedentos por carne humana. Um grupo de mal feitores, policiais e outros sobreviventes juntam-se no intuito de exterminar a praga.
Presencia-se heroína com metralhadora no lugar da perna, mocinho pilotando uma moto infantil, vilão perdendo (literalmente) as "partes baixas" e TARANTINO e BRUCE WILLIS (LÁGRIMAS DO SOL) provando como podem ser ruins.

O trailer (MACHETE) visto antes da abertura vai de encontro com tudo aquilo que GRINDHOUSE pretende ser: trash, bizarro, tosco e engraçado.
O ingresso vale por causa da belezura ROSE MCGOWAN mostrando o corpaço (multilado é verdade, mas ainda assim extremamente sexy).

São noventa minutos que, inicialmente, parecem divertidos, mas PLANETA TERROR é tão óbvio que acaba enjoando.

NOTA: 6,0
ORÇAMENTO: --

domingo, novembro 11, 2007

À PROCURA DA FELICIDADE

www.adorocinema.com.brChris, personagem de WILL SMITH (EU, ROBÔ) persegue a tal "felicidade" do título, mas é um desgraçado, sem emprego, separado e ainda cria o filho pequeno. Tem dívidas enormes e deixa aluguel sempre "para depois" por causa dos empecilhos da vida.

O sonho americano está escancarado em cada cena (por mínima que seja), soma-se ao carisma contagiante do astro e talvez isso explique os 200 milhões nas bilheterias.
O roteiro está longe de novidades, pois qualquer espectador sabe o desfecho da história, deixando a sensação de "eu já vi algo parecido!" pairando quando créditos sobem.
THENDIE NEWTON (CRASH - NO LIMITE) dá as caras, porém À PROCURA DA FELICIDADE foi filmado sob medida para pai e filho (JADEN SMITH aliás, é chato pra caramba).

Quem assiste é induzido a torcer por Chris, pois o diretor GABRIELE MUCCINO (O ÚLTIMO BEIJO) joga situações terríveis em cima de outras piores ainda, para depois dar conforto num (previsível) final feliz digno dos Hollywoodianos - e dos contos de fadas.
Sou fã de WILL, mas sejamos coerentes, esta indicação ao Oscar soou forçada apesar da bela interpretação mostrada.
Ninguém duvida da força do sonho, mas dificilmente a vida imita a ficção - mesmo que esta seja "baseada em fatos reais".

NOTA: 5,5
ORÇAMENTO: --

MUSAS CINEMA E PIPOCA

Nome Completo: Megan Denise Fox
Natural de: Rockwood, Tennessee, EUA
Nascimento: 16 de Maio de 1986


A filmografia da nova musa Hollywoodiana é pequena.
Em 2001 participou de HOLIDAY IN THE SUN, após deu uma pausa e só voltou em 2004 com CONFISSÕES DE UMA ADOLESCENTE EM CRISE e CRIMES OF FASHION.
Mas foi em TRANSFORMERS que a musa apareceu ao mundo e realmente e deixou milhões de marmanjos boquiabertos com tamanha beleza.

sábado, novembro 10, 2007

MEDO

www.omnilandia.blogspot.comComo nos Estados Unidos e principalmente na mundialmente famosa Hollywood os terrores atuais deixam a desejar pela forma mecânica e comum de como são filmados, partiremos ao outro lado do mundo. Aí sim, conseguiremos sentir o frio na espinha e o desconforto, obrigatórios às produções do gênero.

Em MEDO há algo mais psicológico e as quase duas horas de projeção parecem carregadas por um ar sombrio, tenebroso e angustiante. Mas quando os "fantasmas" aparecem continuamos percebendo o cuidado dos produtores para com seu produto.

Duas irmãs voltam do orfanato, e ao chegarem em casa deparam-se com sua madrasta. No decorrer do tempo ela mostra-se praticamente desequilibrada, a família vive num mundo recluso e extremamente particular. Nas noites a mansão parece ganhar vida e coisas estranhas acontecem.

Por esta centralização dada aos personagens principais, a película ganha pontos importantes e isso só foi possível pelo entrosamento do elenco (crédito maior às atrizes que interpretam as irmãs).
Desde o roteiro amarradíssimo, contendo reviravoltas de deixar-nos boquiabertos, passando pela fotografia escurecida e bela, até o figurino percebemos a diferença criativa atual (pelo menos no que se diz respeito a filmes de terror) do Ocidente com Oriente.
É importante saber nomes dos personagens e prestar atenção nos detalhes. Filmaço imperdível!

NOTA: 8,0
ORÇAMENTO: --

A HISTÓRIA DO OSCAR

1930

Melhor Filme
Melodia na Broadway (Broadway Melody)**
O Peso da Lei (The Alibi)
The Hollywood Reveu (The Hollywood Reveu of 1929)
No Velho Arizona (In Old Arizona)
Alta Traição (The Patriot)

Melhor Diretor
Frank Lloyd (A Divina Dama - The Divine Lady)**
Lionel Barrymore (Madame X - Madame X)
Harry Beaumont (Melodia na Broadway - The Broadway Melody)
Irving Cummings (No Velho Arizona - In Old Arizona)
Frank Lloyd (Regeneração - Weary River)
Frank Lloyd (Drag)
Ernst Lubitsch (Alta Traição - The Patriot)

Melhor Ator
Warner Baxter (No Velho Arizona - In Old Arizona)**
Paul Muni (The Valiant)
Chester Morris (O Peso da Lei - The Alibi)
George Bancroft (O Homem de Mármore - Thunderbolt)
Lewis Stone (Alta Traição - The Patriot)

Melhor Atriz
Mary Pickford (Coquete - Coquette)**
Ruth Chatterton (Madame X - Madame X)
Betty Compson (Sangue de Boêmio - The Barker)
Jeanne Eagels (A Carta - The Letter)
Bessie Love (Melodia na Broadway - The Broadway Melody)

Melhor Roteiro (Neste ano os prêmios de roteiro adaptado e original foram unificados.)
Hans Kraly (Alta Traição - The Patriot)**
Tom Barry (No Velho Arizona - In Old Arizona)
Elliott Clawson (The Leatherneck)
Josephine Lovett (Our Dancing Daughters)
Tom Barry (The Valiant)
Beth Meredyth (O Prodígio das Mulheres - Wonder of Women)

Melhor Fotografia
Clyde de Vinna (Deus Branco - White Shadows in the South Seas)**
John F. Seitz (The Divine Lady)
Ernest G. Palmer (Four Devils)
Arthur Edeson (No Velho Arizona - In Old Arizona)
George Barnes (Our Dancing Daughters)
Ernest G. Palmer (O Anjo das Ruas - Street Angel)

Melhor Direção de Arte
Cedric Gibbons (A Ponte de São Luís Rei - The Bridge of San Luis Rey)**
Mitchell Leisen (Dynamite)
Cedric Gibbons (The Hollywood Revue of 1929)
William Cameron Menzies (The Iron Mask)
Hans Dreier (Alta Traição - The Patriot)
Harry Oliver (O Anjo das Ruas - Street Angel)

domingo, novembro 04, 2007

1408

www.adorocinema.com.brObras inspiradas em livros de STEPHEN KING normalmente são péssimo sinal, vide a aberração O APANHADOR DE SONHOS, mas existem 'raras' exceções como é o caso do espetacular À ESPERA DE UM MILAGRE.

Quando vi o cartaz deste 1408, minhas expectativas aumentaram por estampar JOHN CUSACK (O JÚRI) como ator principal. E a obra é realmente dele, pois praticamente sozinho segura os espectadores, misturando momentos tensos, dramas com ótima qualidade e um cinismo arrebatador. Ele prova (outra vez) a imensa capacidade interpretativa em qualquer tipo de gênero. SAMUEL L. JACKSON (SERPENTES À BORDO) faz uma participação especial como dono do hotel bizarro.

Mike Enslin é escritor de casos sobrenaturais e separa-se da esposa quando perde sua filha. Nunca encontrou se quer um vestígio das "almas penadas", e fica sabendo deste suposto quarto mal-assombrado.
Vai até o local, hospeda-se no 1408 e suas opiniões mudam completamente.

O diretor MIKAEL HAFSTRÖM (FORA DE RUMO) tem mão firme no longa e junta com sabedoria real e fictício, trazendo suspense sólido e jamais prendendo-se a garotas cabeludas ou monstros sedentos de sangue.
A idéia (vista em outras películas) de "cômodos vivos" dá inúmeras vezes a impressão a claustrofóbica necessária.
O terror psicológico está escancarado nos 100 minutos apresentados e CUSACK... bem este realmente é ator que dispensa comentários.

NOTA: 7,5
ORÇAMENTO: 25 Milhões de Dólares

CINEMA E PIPOCA ESPECIAL (CHATÔ) - PARTE 2

livrariaresposta.com.brANO: 2001
FATO: Fontes é inocentado das acusações de "desvio" com as verbas do filme. Tentará arrecadar 4 milhões para filmar o que falta (cerca de 35 minutos).
OPINIÃO CP: Se filmar Chatô fosse tão rápido quanto inocentar Guilherme, a produção já estaria nas locadoras a algum tempo.

ANO: 2002
FATO: O diretor recebe multa por deixar os investidores sem saber como estão as filmagens. Com 1,8 Milhão de reais no bolso Chatô recomeça após 3 anos parado.
OPINIÃO CP: Mais dinheiro, novas promessas e tudo aquilo que vimos antes acontece outra vez.

ANO: 2003
FATO: RioFilme dá 1,9 Milhão para Guilherme tentar concluir sua jornada rumo a lugar nenhum. Vai a São Luis para tentar filmar.
OPINIÃO CP: É no mínimo curioso, como depois de 9 anos num vai e vem sem fim Guilherme ainda consegue investidores!?

ANO: 2004
FATO: Em maio Guilherme promete (você acreditaria nele?) a estréia para novembro. Em junho as supostas últimas cenas são gravadas. Chega novembro e cadê o filme? Ele vai à público e prorroga Chatô para agosto seguinte.
OPINIÃO CP: PARABÉNS!! Você acaba de completar 10 anos de uma produção que infelizmente será sempre sonho dos cinéfilos e críticos.

ANO: 2005
FATO: Em dezembro a Ancine pede-lhe o filme em um mês, ou Fontes terá que devolver 30 milhões àqueles que lhe concederam a grana.
OPINIÃO CP: 30 Milhões? Alguém acredita no pagamento da dívida... nem eu!

ANO: 2006
FATO: O diretor recusa-se a pagar a quantia citada acima e continua na montagem da epopéia Chatô. Os doze meses passam, Papai Noel entrega seus presentes mas nada do filme.
OPINIÃO CP: Guilherme não desiste?

ANO: 2007
FATO: A promessa era ficar pronto em setembro... já estamos em novembro!
OPINIÃO CP: Agora pergunto a você, internauta... após toda esta novela, alguém em sã consciência acredita que o filme sairá? Esperem 2008 e novas promessas para O REI DO BRASIL.

sábado, novembro 03, 2007

ZODÍACO

www.cinecritica.wordpress.comDAVID FINCHER (SEVEN - OS SETE CRIMES CAPITAIS) é um diretor diferenciado, filmando clinicamente suas obras e ZODÍACO não foge desta regra.

JAKE GYLLENHAL (O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN) molda seu personagem com extremo bom senso, nunca deixando excessos atrapalharem sua interpretação, MARK RUFFALO (DE REPENTE 30) está apenas correto, mas quem rouba a cena é ROBERT DOWNEY JR. (HOMEM DE FERRO) levando acidez e sarcasmo ao papel.

Lá pela metade ZODÍACO torna-se cansativo e pragmático, voltando com fôlego total no desfecho. Outro ponto interessante aqui é poder presenciar belas tomadas longas, onde vemos a cidade de San Francisco e seus carros do alto.
O enredo foi baseado em fatos reais, ocorridos algumas décadas atrás, onde assassinatos amedrontaram a população norte americana. No passar dos anos esquece-se o caso, mas para um cartunista é questão pessoal saber quem seria este homem.

Existem tramas paralelas, mostram personagens principais além da superficialidade. Há seqüências interessantes, como quando polícia e mídia desentendem-se, preocupando-se pouco na busca e mais na rivalidade entre eles.
FINCHER enche os olhos e impõe ritmo certeiro à outra obra com qualidade acima da média.

NOTA: 8,0
ORÇAMENTO: 85 Milhões de Dólares

CINEMA E PIPOCA ESPECIAL (CHATÔ) - PARTE 1

livrariaresposta.com.brA "novela" do filme CHATÔ já dura mais de dez anos e não tem previsão para acabar tão cedo. O CINEMA E PIPOCA traz a você todos os percalços desta vastíssima história que poderia virar filme... mas é melhor isso não acontecer!

ANO:
1994
FATO: Chatô - O Rei do Brasil (de FERNANDO MORAIS) é lançado. Em dezembro Guilherme Fontes compra os direitos para filmar a obra.
OPINIÃO CP: início normal, por enquanto todos pensavam num futuro (no mínimo) interessante à produção.

ANO: 1995
FATO: Guilherme é autorizado pelo Ministério da Cultura a captar 12 milhões de reais para produzir o filme. O lançamento está previsto para o início de 1997.
OPINIÃO CP: Esta foi apenas a 1ª de inúmeras "datas de lançamento" que Chatô ganhou.

ANO: 1996
FATO: Ainda levantando fundos, Guilherme planeja o início das filmagens para junho e adivinhem... nada é filmado.
OPINIÃO CP: Algo já começa a dar errado, mas a indústria cinematográfica é cheia de atrasos, este poderia ser apenas mais um.

ANO: 1997
FATO: O diretor FRANCIS FORD COPPOLA é convidado para entrar no projeto e aceita, o roteiro ainda está inacabado.
OPINIÃO CP: 1997 acabou, outros doze meses começaram mas Chatô continuava na geladeira.

ANO: 1998
FATO: Guilherme assume como diretor, as filmagens começariam em julho, porém... nada novamente. Quem fica no papel principal é Marcos Ricca (pelo menos naquele instante).
OPINIÃO CP: O barco já havia afundado, Guilherme tentava salvar os (poucos) sobreviventes e põe Marcos Ricca no embrólio.

ANO: 1999
FATO: As filmagens começam em janeiro (aleluia!), mas param em maio (!?) por falta de recursos. Já haviam sido coletados 7,5 milhões. Guilerme banca 500 mil e grava cenas na França. O Ministério da Cultura faz vista grossa, não aceita prorrogação para mais arrecadação e exige a entrega da obra.
OPINIÃO CP: Pensem comigo, desde 1994 absolutamente tudo parecia conspirar contra e só após 6 anos o Ministério tenta ser rígido...

ANO: 2000
FATO: Outra data, agora para maio do mesmo ano. O Ministério da Cultura assiste a aproximadamente 90 minutos e fica satisfeito, porém o Governo quer prestação de contas. Então em setembro a produção está no limbo outra vez por falta de pagamento.
OPINIÃO CP: "Quando a esmola é grande o santo desconfia!", velho e sábio ditado já nos adiantava o que seria outro ano para se esquecer nos bastidores de Chatô. E aquelas prestações de conta foram feitas?

sexta-feira, novembro 02, 2007

CINEMA E PIPOCA... 2 ANOS


Como aconteceu no primeiro ano do blog, tenho que agradecer a inúmeras pessoas, estas fizeram o CINEMA E PIPOCA crescer como jamais imaginei.
São outros doze meses de idas ao cinema, dvds locados, filmes assistidos na TV, doze meses de várias críticas postadas, doze meses de comentários, sugestões e (porque não!) algumas críticas construtivas.
Agradeço imensamente a todos vocês, ilustres desconhecidos que deram uma passada por aqui e hoje totalizam quase 7000 visitas, ao maior colaborados do blog: Danilo, desde a primeira postagem esteve disposto a ajudar e opinar e aos amigos, familiares, conhecidos, donos de outros blogs.
A evolução nestes 2 anos foi incrível, algumas (pequenas) mudanças foram feitas na página para facilitar o internauta (como o box "linkando" todos os filmes já postados), trocamos o contador, começamos a "editar" nossas próprias imagens.
Fomos no FanMixCon Campinas (fotos e matérias logo estarão sendo vistas no blog) e com isso mais agradecimentos a Edmar e Bob que fotografaram o evento.
Bem, CINEMA E PIPOCA é isso, várias novidades, matérias feitas com a melhor das intenções por alguém apaixonado por entretenimento e cultura pop em geral.
2008 logo chegará, nosso terceiro ano também, esperando contar sempre com você para fazer do blog algo sempre melhor.
OBRIGADO,
O EDITOR

domingo, outubro 28, 2007

PREVIEW 2008


Em 2007 tivemos diversidade imensa de temas, continuações, grandes bombas e alguns sucessos incríveis.
HOMEM ARANHA 3 surgiu pessimamente e fechou a (suposta) trilogia da forma mais ridícula possível, já TRANSFORMERS, 300 e 007 revelaram astros, colocou dinheiro nos cofres das produtoras e conseguiram fazer bonito entre os blockcusters.
NORBIT e EDDIE MURPHY deixaram a desejar, já OS SIMPSONS deram exemplo do que é comédia e OS INFILTRADOS deu para MARTIN SCORCESE um Oscar (finalmente!)
Aqui um Preview para o próximo ano... ansioso? Eu também!

FILMES QUE TODOS VERÃO

INDIANA JOVES 4 (Aventura)
Na sessão “fora do limbo” está INDIANA JONES, os fãs dão suspiros aliviados e dizem: “até que enfim!”. Talvez pelos retornos de ROCKY e DURO DE MATAR, diretores e produtores resolveram que era hora certa para (re) colocar HARRISON FORD (que não emplaca nada já faz tempo) no papel mais famoso da carreira.
STEVEN SPIELBERG (MUNIQUE) será diretor e CATE BLANCHETT (O CUSTO DA CORAGEM) e SHIA LABEOUF (TRANSFORMERS) estarão dividindo atenção do público.

THE DARK KNIGHT (Ação)
A continuação de BATMAN BEGINS ganha contornos ainda mais sérios nas mãos (novamente) de CHRISTOPHER NOLAN (AMNÉSIA). Um Coringa desfigurado (HEATH LEDGER) passeia pela tela, sarcástico e vingativo (talvez a melhor interpretação do personagem).
Sucesso inevitável, mais fama aos participantes da obra e sério candidato a uma das dez maiores bilheterias do ano.
Com CHRISTIAN BALE (O GRANDE TRUQUE), MICHAEL CANE (O SOL DE CADA MANHÃ), AARON ECKHART (SUSPEITO ZERO), MORGAN FREEMAN (SEVEN – OS SETE CRIMES CAPITAIS), GARY OLDMAN (HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX) e MAGGIE GYLLENHAAL (MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO) Que timaço!

BOND 22 (Ação)
Nome furreca que provavelmente será mudado por aqui. DANIEL CRAIG (o melhor 007 desde SEAN CONNERY) volta à ativa para despachar mais chefões, continuar as aventuras, tiroteios espetaculares e encher os bolsos. MARTIN CAMPBELL (LIMITE VERTICAL) também retorna pois “em time que está vencendo não se mexe”. Nossa dama do cinema JUDI DENCH completa o elenco, novas bond girls (rumores que FERNANDA LIMA ou JULIANA PAES estão sendo cotadas) chegarão e continuações também.
A vários anos 007 não deixava tantos fãs com expectativa acima do normal por uma estréia. Acalmem-se, 2008 teremos novamente Bond, James Bond na tela.

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE (Aventura)
Bem, infelizmente HARRY morre neste capítulo... ops!
Brincadeiras à parte, HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE tem tudo para ser (novamente) estouro nas bilheterias (só uma zebra do tamanho do mundo tirará a marca de PELO MENOS 500 Milhões).
REDCLIFFE (O ALFAIATE DO PANAMÁ) tem novos desafios, EMMA WATSON e RUPERT GRINT acompanham-no de perto.
O ar adulto de A ORDEM DA FÊNIX dá o tom nesta nova e, desde já espetacular seqüência.

ANJOS E DEMÔNIOS (Suspense)
Conhecendo críticas de filmes como conheço teremos uma “pulga atrás da orelha” pelo simples fato de CÓDIGO DA VINCI ter sido bombardeado pelos próprios.
ANJOS E DEMÔNIOS, o livro, não tem a carga emocionante colocada na obra de maior sucesso de DAN BROWN e o autor alonga-se muito, criando alguns momentos cansativos.
Esperamos pelo menos suspense policial interessante, sem ser sonolento.

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: PRÍNCIPE CASPIAN (Aventura)
A grande aposta da WALT DISNEY foi bem nas bilheterias e PRÍNCIPE CASPIAN vem com força total, tendo como páreo o bruxo em O ENIGMA DO PRÍNCIPE. Sem dúvida AS CRÔNICAS não terão chance nesta disputa, porém estaremos sendo presenteados com outra fantasia ano que vem.

CORRENDO POR FORA

HOMEM DE FERRO (Ação)
Advertência aos fãs: HOMEM DE FERRO dos cinemas terá pouca coisa das aventuras dos quadrinhos. Aliás, alguns nerds já deram seu “pitaco” e mostraram o descontentamento. Fora isso, ROBERT DOWNEY JR. (ZODÍACO) parece interessado no personagem e as fotos divulgadas da roupa do herói enchem os olhos.
Veremos também TERENCE HOWARD (CRASH – NO LIMITE) e GWYNETH PALTROW (CAPITÃO SKY E O MUNDO DE AMANHÃ). Que Seja mais TRANSFORMERS e menos HOMEM ARANHA 3.

AGENTE 86 (Comédia)
As críticas para A VOLTA DO TODO PODEROSO passaram longe dos aplausos de O VIRGEM DE 40 ANOS, porém STEVE CARRELL persiste, tendo nova chance em AGENTE 86, cultuada série (transmitida por aqui pela Rede Record). Com ANNE HATHAWAY (a adorável assistente de O DIABO VESTE PRADA) e THE ROCK (BEM VINDO À SELVA).

SPEED RACER (Aventura)
Não temos idéia de quem será o piloto do MATCH 5, mas MATTHEW FOX (LOST) provavelmente correrá como “Corredor X”. A foto do carrão branco e vermelho é de cair o queixo, deixando fãs extasiados.
Completam o time a sumida CHRISTINA RICCI (MONSTER), SUSAN SARANDON (DOIDAS DEMAIS) e JOHN GOODMAN (OS FLINSTONES). Os maiores nerds de Hollywood (irmãos Wachowski) colocaram às mãos no projeto.

MADAGASCAR 2 (Animação)
Enquanto OS INCRÍVEIS 2 não chega, ficaremos com MADAGASCAR 2. Outra continuação para 2008. Novamente os animais estarão juntos, aventuras, confusões e diversão para molecada. Minha pergunta: será “degustado” por todas as idades ou presenciaremos novo GALINHO CHICKEN LITTLE?
Vozes: SACHA B. COHEN (BORAT), CEDRIC THE ENTERTAINER (OPERAÇÃO LIMPEZA), CHRIS ROCK (O CÉU PODE ESPERAR), BEN STILLER (ENTRANDO NUMA FRIA) e DAVID “FRIENDS” SHWIMMER.

JOHN RAMBO (Ação)
As refilmagens de herói dos anos 80 voltaram com tudo, após ROCKY e DURO DE MATAR, JOHN RAMBO coloca novamente seu amor à pátria acima de tudo.
A pergunta é: “Será sucesso? Este tipo de ação funcionará nos dias atuais?” Saberemos ano que vem.
STALLONE atua e dirige, dando espaço à JULIE BENZ e o brasileiro BRUNO CAMPOS (NIP / TUCK) também faz ponta.

A MÚMIA 3: A TUMBA DO IMPERADOR DRAGÃO (Aventura)
Sem RACHEL WEISZ esta terceira aventura do fraquinho BRENDAN FRASER (CRASH – NO LIMITE) promete ser melhor que o segundo episódio.
As entradas de JET LI (ROGUE – O ASSASSINO) e MARIA BELLO (ESCURIDÃO), como provável par romântico do protagonista deixam a sessão um pouco mais interessante.
Veremos o que ROB COHEN (STEAH – AMEAÇA INVISÍVEL) preparou para nós.

EM BUSCA DO OSCAR

COISAS QUE PERDEMOS PELO CAMINHO (Drama)
Se depender do time que encabeça o elenco, tem tudo para ser uma ótima pedida e porque não ganhar aquela vaguinha ao Oscar?
A desconhecida SUSANNE BIER tem missão de colocar em tela BENICIO DEL TORO (21 GRAMAS), HALLY BERRY (A ÚLTIMA CEIA) tentando reconquistar o trono de “A”triz e DAVID DUCHOVNY (ARQUIVO X).

ENSINANDO A VIVER (Drama)
Não é de hoje que sou fã do trabalho de JOHN CUSACK (O JURI), por isso este ENSINANDO A VIVER já ganha pontos, ainda traz AMANDA PEET (O EX-NAMORADO DA MINHA MULHER) e OLIVER PLATT (A SANGUE FRIO). MENNO MEYJES dirige este drama e novamente pedimos algo emocionante, sem muitas amarras cinematográficas.

MEDO DA VERDADE (Drama)
Espera-se muito deste drama contundente e forte, do escritor da obra prima SOBRE MENINOS E LOBOS. Queremos ver BEN AFFLECK (ARMAGEDDON) fazer bonito atrás das câmeras, passando longe das besteiras como DEMOLIDOR.
CASEY AFLLECK (TREZE HOMENS E UM NOVO SEGREDO) encabeça o elenco de astros respeitadíssimos como ED HARRIS (O SHOW DE TRUMAN) e o inigualável MORGAN FREEMAN (MENINA DE OURO).

CONTINUAÇÕES IMPROVÁVEIS

ALIEN VS. PREDADOR 2 (Ação / Terror)
FREDDY VS. JASON abriu para a continuação de CHUCKY e nesta “rebarba” surgiu ALIEN VS. PREDADOR. A seqüência (totalmente desnecessária) vem e deixa fãs duvidosos quanto sua qualidade. No elenco a presença do desconhecido JOHNNY LEWIS.

A LENDA DO TESOURO PERDIDO 2 (Ação)
NICOLAS CAGE é cara de pau, após não conseguir ser SUPER HOMEM tornou-se o (ameno) MOTOQUEIRO FANTASMA. Agora continua a saga de A LENDA DO TESOURO PERDIDO, produção meia boca que faturou horrores nos cinemas. O time de coadjuvantes, pelo menos é respeitável: DIANE KRUGER (TRÓIA), JOHN VOIGHT (TRANSFORMERS), HELEN MIRREN (A RAINHA), ED HARRIS (O SHOW DE TRUMAN).

PARA RIR (OU NÃO!)

SEXY AND THE CITY – O FILME (Comédia Romântica)
Grande atração na TV por assinatura SEXY AND THE CITY ganha “versão” para tela grande e a expectativa de um roteiro tão inteligente quanto aqueles vistos na TV é enorme.
Na direção MICHAEL P. KING e as estrelas SARAH J. PARKER, KRISTIN DAVES, KIM CATTRALL, CYNTHIA NIXON e JENNIFER HUSTON em seu primeiro papel pós Oscar.

STEP BROTHERS (Comédia)
No Brasil WILL FERRELL (O ÂNCORA) é mero comediante como outro qualquer e muita gente nem o conhece, diferente dos Estados Unidos. Lá tornou-se astro e segura produções apenas com seu nome no topo do cartaz. Ficaremos contentes se os cinemas nacionais derem espaço desta vez, diferentemente de MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO (pouquíssimo tempo em cartaz) ou O ÂNCORA.

MY SASSY GIRL (Comédia Romântica)
O filme em si deverá ser fraco (naquele tom costumeiro de comédias românticas adolescentes), o diferencial aqui é a estonteante ELISHA CUTHBERT (Kim Bauer de 24 HORAS), quem será seu companheiro (e sortudo) é JESSE BRADFORD. Adoraria ser ele neste filme, mas fico feliz em ser mero crítico; MY SASSY GIRL será apenas outro título a estrear no próximo ano.

SEGURE-SE NA CADEIRA:

A LENDA
(Ficção Científica)
Depois do fantástico EU, ROBÔ, WILL SMITH ressurge em meio ao caos de um planeta devastado, nesta ficção científica do diretor de CONSTANTINE. Ponto importante ao cinema brasileiro, pois aqui veremos a revelação de CIDADE BAIXA, ALICE BRAGA no solo Hollywoodiano.
O GANGSTER (Drama)
RIDLEY SCOTT (GLADIADOR) trabalha novamente com seu companheiro de tantas jornadas, RUSSELL CROWE, neste drama sobre (adivinhem...) gangsters. Esperamos produção respeitável, pois além dos parceiros, temos DENZEL WASHINGTON (CHAMAS DA VINGANÇA) e CUBA GOODING JR. (CRUZEIRO DAS LOUCAS).

10,000 BC
(Aventura)
Título que muito provavelmente será mudado por aqui, é a investida de ROLAND EMMERICH (GODZILLA) no gênero épico.
O grande nome daqui serão os efeitos especiais, pois NATHANAEL BARRING e TIM BARLOW jamais conseguirão segurar tal produção apenas com seus nomes.
O orçamento será alto, por isso esperaremos ver algo pelo menos interessante.

SUSTOS E CALAFRIOS
ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ (Suspense)
Hollywood, de uns tempos para cá necessita, seriamente de suspenses bons e inteligentes, ONDE OS FRACOS NÃO TEM VEZ agrada principalmente nas primeiras cenas divulgadas. A direção, sempre compacta dos IRMÃOS COEN (FARGO) e no elenco: TOMMY LEE JONES (3 ENTERROS) e JAVIER BARDEM (MAR ADENTRO).
SWEENEY TOAD (Suspense)
Ganhador de vários Tony's no teatro, este suspense trará novamente a dupla JHONNY DEPP (A FANTASTICA FABRICA DE CHOCOLATES) e TIM BURTON (A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA). As imagens trazidas até agora, mostram o bom trabalho da equipe, aquele tom dark imposto pelo diretor continua, e ainda há participações de: HELENA B. CARTER (HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX e SACHA B. COHEN (BORAT).

Obs.: poderão haver alterações, atrasos e cancelamentos, mas estas são as produções próximas de entretê-los ano que vem.

sábado, outubro 27, 2007

9º OSCARZINHO

Prestes a completar 2 anos de vida, o CINEMA E PIPOCA presenteia o internauta com mais um OSCARZINHO... então chega de papo e vamos aos “prêmios” (lembrando que concorrem os 20 últimos filmes postados)

Pior Ação / Aventura
- SERPENTES À BORDO
- ULTRAVIOLETA *

Pior Cena de Ação
- Samuel L. Jackson vs. Cobras (SERPENTES À BORDO)
- Desviando das balas (ULTRAVIOLETA) *

Pior Terror / Suspense
- SERPENTES À BORDO *

- OS MENSAGEIROS

Pior Maquiagem
- ULTRAVIOLETA *
- SERPENTES À BORDO
- NORBIT

Pior Efeitos Especiais
- ULTRAVIOLETA *
- SERPENTES À BORDO
- NORBIT

Pior Ator Coadjuvante
- Byron Lawson (SERPENTES À BORDO) *
- Topher Grace (HOMEM ARANHA 3)
- Nick Chindlund (ULTRAVIOLETA)

Pior Atriz Coadjuvante
- Bryce D. Howard (HOMEM ARANHA 3)
- Jennifer Caputo (ULTRAVIOLETA)
- Emily Holmes (SERPENTES À BORDO) *

Pior Ator
- Tobey Maguire (HOMEM ARANHA 3)
- Samuel L. Jackson (SERPENTES À BORDO)
- Cameron Bright (ULTRAVIOLETA)
- Eddie Murphy (NORBIT) *

Pior Atriz
- Rachel Blanchard (SERPENTES À BORDO)
- Milla Jovovich (ULTRAVIOLETA)
- Jéssica Alba (QUARTETO FANTASTICO E O SURFISTA PRATEADO) *

Pior Revelação
- Kurt Wimmer (diretor ULTRAVIOLETA) *
- Byron Lawson (ator SERPENTES À BORDO)
- Brian Robbins (diretor NORBIT)

Pior Roteiro
- SERPENTES À BORDO *
- HOMEM ARANHA 3
- ULTRAVIOLETA
- NORBIT

Pior Diretor
- David Ellis (SERPENTES À BORDO)
- Kurt Wimmer (ULTRAVIOLETA) *
- Brian Robbins (NORBIT)

Pior Filme
- SERPENTES Á BORDO
- ULTRAVIOLETA *
- NORBIT

As premiações dos piores:
- ULTRAVIOLETA (7): Pior Ação / Aventura – Pior Cena Ação – Pior Maquiagem – Pior Efeitos Especiais – Pior Revelação – Pior Diretor – Pior Filme
- SERPENTES À BORDO (4): Pior Terror / Suspense – Pior Ator Coadjuvante – Pior Atriz Coadjuvante – Pior Roteiro
- QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO (1): Pior Atriz
- NORBIT (1): Pior Ator


OS MELHORES:

Melhor Ação / Aventura
- O PROTETOR
- HARRY POTTER E A ORDEM DA FENIX
- TRANSFORMERS *
- QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO
- APOCALYPTO
- TROPA DE ELITE

Melhor Cena de Ação
- Homem Aranha vs. Venon (HOMEM ARANHA 3)
- Tony Jaa vs. Inúmeros Capangas (O PROTETOR)
- Optimus Prime vs. Megatron (TRANSFORMERS) *
- Tocha vs. Surfista (QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO)
- Jaguar Pow perseguido na floresta (APOCALYPTO)
- Perseguindo o traficante (TROPA DE ELITE)

Melhor Drama
- A GANGUE ESTÁ EM CAMPO
- BICHO DE SETE CABEÇAS
- LABIRINTO DO FAUNO *
- CARTAS DE IWO JIMA
- O PODEROSO CHEFÃO
- ANTES DO PÔR DO SOL
- TROPA DE ELITE

Melhor Filme Nacional
- TROPA DE ELITE *
- BICHO DE SETE CABEÇAS

Melhor Comédia
- SHREK TERCEIRO *
- OS SIMPSONS – O FILME

Melhor Animação
- SHREK TERCEIRO *
- OS SIMPSONS – O FILME

Melhor Maquiagem
- HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX
- HOMEM ARANHA 3
- LABIRINTO DO FAUNO *
- CARTAS DE IWO JIMA
- APOCALYPTO

Melhor Efeitos Especiais
- HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX
- HOMEM ARANHA 3
- TRANSFORMERS *
- QUARTETO FANTÁSTICO E O SURFISTA PRATEADO

Melhor Figurino
- HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX
- LABIRINTO DO FAUNO
- CARTAS DE IWO JIMA
- APOCALYPTO
- O PODEROSO CHEFÃO *

Melhor Fotografia
- O PROTETOR
- LABIRINTO DO FAUNO
- CARTAS DE IWO JIMA *
- APOCALYPTO
- O PODEROSO CHEFÃO
- ANTES DO PÔR DO SOL

Melhor Ator Coadjuvante
- Othon Bastos (BICHO DE SETE CABEÇAS)
- Al Pacino (O PODEROSO CHEFÃO)
- André Ramiro (TROPA DE ELITE)
- Sergi Lopez (LABIRINTO DO FAUNO) *

Melhor Atriz Coadjuvante
- Ariadna Gil (LABIRINTO DO FAUNO)
- Valeria Alencar (BICHO DE SETE CABEÇAS)
- Imelda Stauton (HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX) *

Melhor Ator
- The Rock (A GANGUE ESTÁ EM CAMPO)
- Marlon Brando (O PODEROSO CHEFÃO) *
- Rodrigo Santoro (BICHO DE SETE CABEÇAS)
- Ken Watanabe (CARTAS DE IWO JIMA)
- Ethan Hawke (ANTES DO PÔR DO SOL)
- Rudy Youngblood (APOCALYPTO)
- Wagner Moura (TROPA DE ELITE)

Melhor Atriz
- Cássia Kiss (BICHO DE SETE CABEÇAS)
- Julie Delpy (ANTES DO PÔR DO SOL)
- Ivana Baquero (LABIRINTO DO FAUNO) *

Melhor Revelação
- Tony Jaa (ator O PROTETOR)
- Rodrigo Santoro (ator BICHO DE SETE CABEÇAS)
- Phil Joanou (diretor A GANGUE ESTÁ EM CAMPO)
- Shia Labeouf (ator TRANSFORMERS)
- Emilia Fox (atriz TRANSFORMERS)
- André Ramiro (ator TROPA DE ELITE)
- Ivana Baquero (atriz LABIRINTO DO FAUNO) *

Melhor Roteiro
- A GANGUE ESTÁ EM CAMPO
- BICHO DE SETE CABEÇAS
- LABIRINTO DO FAUNO *
- CARTAS DE IWO JIMA
- O PODEROSO CHEFÃO
- ANTES DO PÔR DO SOL
- TROPA DE ELITE

Melhor Diretor
- Phil Joanou (A GANGUE ESTÁ EM CAMPO)
- Laís Bodanzki (BICHO DE SETE CABEÇAS)
- David Yates (HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX)
- Guilhermo Del Toro (LABIRINTO DO FAUNO)
- Clint Eastwood (CARTAS DE IWO JIMA)
- Mel Gibson (APOCALYPTO)
- José Padilha (TROPA DE ELITE)
- Francis Ford Coppola (O PODEROSO CHEFÃO) *
- Richard Linklater (ANTES DO PÔR DO SOL)

Melhor Filme
- BICHO DE SETE CABEÇAS
- LABIRINTO DO FAUNO *
- CARTAS DE IWO JIMA
- O PODEROSO CHEFÃO
- ANTES DO PÔR DO SOL
- TROPA DE ELITE

As premiações:
- LABIRINTO DO FAUNO (7): Melhor Drama – Melhor Maquiagem – Melhor Ator Coadjuvante – Melhor Atriz – Melhor Revelação – Melhor Roteiro – Melhor Filme
- TRANSFORMERS (3): Melhor Ação / Aventura – Melhor Cena de Ação – Melhor Efeitos Especiais
- O PODEROSO CHEFÃO (3): Melhor Figurino – Melhor Ator – Melhor Diretor
- SHREK TERCEIRO (2): Melhor Comédia – Melhor Animação
- CARTAS DE IWO JIMA (1): Melhor Fotografia
- TROPA DE ELITE (1): Melhor Filme Nacional

domingo, outubro 21, 2007

RESIDENT EVIL - A EXTINÇÃO

evilfc.zip.netQuando O HÓSPEDE MALDITO estreou, levando o nome de uma franquia conhecida no título, todos ficaram entusiasmados pois veríamos RESIDENT EVIL de "carne e osso".
Mas, a decepção foi enorme, pois não encontramos aquele terror ou violência vistos no jogo aos montes, com isso a produção transformou-se numa ação decadente e sem ritmo.

Meio sem querer, a continuação chegou com RE - APOCALYPSE, melhorando no conceito (apesar da série nunca chegar naquilo pensado pelos gamers do mundo todo) e agora RE - A EXTINÇÃO sobe outro degrau e transforma-se no melhor exemplar da série. Só as presenças estonteantes de MILLA JOVOVICH (O QUINTO ELEMENTO) e ALI LARTER (seriado HEROES) valem o ingresso, porém RUSSELL MULCAHY (diretor) vai além, "renovando" os efeitos especiais, as maquiagens dos monstros e roteiro.

É inegável que haja alguns clichês, mas RESIDENT EVIL jamais quis revolucionar o gênero. Todos dentro do projeto sabiam das limitações e usa-se isso para dar certa credibilidade ao longa. Até algumas tomadas ficam bem diagramadas e a ação vai de encontro aos episódios anteriores com chutes em "cachorros zumbis", destruição em massa e o 'vilão da fase' no final. Quer descontração, doses de sangue e duas beldades em tela? Corra ao cinema e veja RE - A EXTINÇÃO

NOTA: 6,5
ORÇAMENTO: 45 Milhões de Dólares

sábado, outubro 20, 2007

MUSAS DO CINEMA E PIPOCA

Nome Completo: Eva Mendes
Natural de: Houston, Texas, EUA
Nascimento: 5 de Março de 1974

Apresento a vocês, caros internautas a mais nova beldade que chega no CINEMA E PIPOCA... EVA MENDES.
Começou em OS ESTRAGOS DE SÁBADO À NOITE, mas sua primeira produção "de respeito" (ou não!) foi LENDA URNABA 2, que abriu caminho para REDE DE CORRUPÇÃO, DIA DE TREINAMENTO, ERA UMA VEZ NO MÉXICO, + VELOZES + FURIOSOS, POR UM TRIZ, HITCH e por último O MOTOQUEIRO FANTASMA.
Com um currículo deste e seus "atributos naturais" não fica difícil arrumar serviço em Hollywood.

sábado, outubro 13, 2007

TROPA DE ELITE

entreidegaiato.wordpress.comParece até engraçado, mas sem este descaso tremendo do nosso governo, não teríamos obras primas do quilate de TROPA DE ELITE.

JOSÉ PADILHA (ÔNIBUS 174) mostra realmente a vergonhosa falta de caráter (apesar de ainda existirem os honestos no meio desta corja toda) e despreparo dos nossos PMs (instituição esquecida e falida por aqueles em Brasília).
Não prolongaremos o 'assunto pirataria' - antes do filme estrear já haviam sido vendidas em torno de 1 milhão de cópias falsificadas -, mas sim sobre a arte cinematográfica que vem acima disto tudo.

WAGNER MOURA (CIDADE BAIXA) molda seu personagem envolto em revoltas, tristezas, mas com caráter intocado. Os outros coadjuvantes (CAIO JUNQUEIRA e o novato ANDRÉ RAMIRO) não ficam atrás, provando a verdadeira força desta retomada do entretenimento inteligente no Brasil.

Dos diálogos sempre seguros, passando pelos dramas pessoais, até o desfecho digno dos melhores filmes de ação norte americanos, TROPA DE ELITE dá um tremendo tapa na cara destes "poderosos corruptos", que pensam primeiro com seus bolsos e depois com a cabeça.

A filmagem quase documental entra em cena, ajudando principalmente no entrosamento entre atores - o terror imposto pelo BOPE ao apreender jovens viciados é de gelar a espinha.
Desde CIDADE DE DEUS não presenciava uma produção tupiniquim tão forte, relevante e bem feita. O CINEMA E PIPOCA, em nome dos espectadores parabeniza todos envolvidos nesta obra prima, principalmente pela coragem de expor a hipocrisia e despreparo destes homens corajosos e por vezes mal vistos por alguns.

NOTA: 10,0
ORÇAMENTO: 10 Milhões de Reais

sexta-feira, outubro 12, 2007

A HISTÓRIA DO OSCAR

Outro quadro estreante aqui no CINEMA E PIPOCA, mostraremos todas as premiações do troféu mais cobiçado pela indústria cinematográfica, deliciem-se
1929

Melhor Filme
Asas Wing **
A Última Ordem - The Last Command
A Lei dos Fortes - The Racket
Tentação da Carne - The Way of All Flesh
Sétimo Céu - Seventh Heaven

Melhor Diretor
Frank Borzage (Sétimo Céu - Seventh Heaven) **
Herbert Brenon (Lágrimas de Homem - Sorrell and Son)
King Vidor (A Turba - The Crowd)

Melhor Ator
Emil Jannings (A Última Ordem - The Last Command) **
Charles Chaplin (O Circo - The Circus)
Richard Barthelmess (Segredo da Morte - The NooseThe Patent Leather Kid)

Melhor Atriz
Janet Gaynor (Aurora - Sunrise Sétimo Céu - Seventh Heaven) **
Louise Dresser (A Outra Pátria - A Ship Comes In)
Gloria Swanson (Sedução do Pecado - Sadie Thompson)

Roteiro - História Original
Ben Hecht (Paixão e Sangue - Underworld) **
Lajos Biro (A Última Ordem - The Last Command)
Rupert Hughes (The Patent Leather Kid)

Roteiro - Adaptação
Benjamin Glazer (Sétimo Céu - The Seventh Heaven) **
Anthony Coldeway (Glorious Betsy)
Alfred Cohn (O Cantor de Jazz - The Jazz Singer)

Entre-Títulos - Fimes Mudos
Joseph Farnham (Don Piratão - Telling the World) **
Gerald Duffy (The Private Life of Helen of Troy)
Joseph Farnham (Coleguinha Leal - The Fair CO-ED)
George Marion, Jr. (Oh Kay!)
Joseph Farnham (Laugh, Clown, Laugh)

Diretor de Comédia (obs.: Prêmio abolido após 1927)
Lewis Milestone (Dois Cavaleiros Árabes - Two Arabian Knights) **
Charles Chaplin (O Circo - The Circus)
Ted Wilde (Speedy)

Fotografia
Charles Rosher e Karl Struss (Aurora - Sunrise) **
George Barnes (The Devil Danger)
Karl Struss (Drums of Love)
George Barnes (Magic Flame)
Charles Rosher (My Best Girl)
George Barnes (Chuva - Sadie Thompson)
Charles Rosher (A Tempestade - Tempest)

Direção de Arte
William Cameron Menzies (A Tempestade - The Tempest) **
Harry Oliver (Sétimo Céu - Seventh Heaven)
Rochus Gliese (Aurora - Sunrise)

Efeitos Técnicos
Roy Pomeroy (Asas - Wings) **

Prêmios Especiais
--Charles Chaplin (Por sua contribuição à arte, versatilidade, genialidade,atuação, direção e produção do filme O Circo - The Circus )
--Warner Bros. (Pelo pioneirismo na técnica de sonorização, revolução na indústria e produção de o Cantor de Jazz - The Jazz Singer, primeiro filme falado e cantado da história do cinema.)
--Fox Films (Pela qualidade artística da produção de Aurora - Sunrise)

domingo, outubro 07, 2007

ANTES DA ESTRÉIA

1408
Direção: Mikael Hafstrom
Elenco: John Cusack, Samuel L. Jackson e Mary McCormack
Gênero: Terror
Lançamento: 02 de Novembro de 2007

Infelizmente a maioria das adaptações para o cinema dos livros de STEPHEN KING são péssimos. Salva-se pouquíssimos exemplos como o grandioso À ESPERA DE UM MILAGRE. Este 1408 tem elementos básicos para tornar-se no mínimo interessante, principalmente em relação aos atores nele presente. JOHN CUSACK (O JURI) e SAMUEL L. JACKSON (SERPENTES À BORDO) encabeçam o elenco e pelo trailer podemos esperar algo perturbador.
Os efeitos especiais nele contidos dão qualidade e só por presenciarmos o sempre competente CUSACK trabalhando já vale o ingresso.
Obviamente MIKAEL HAFSTRON não é nenhum FRANK DARABONT, mas tem missão interessante de colocar frente a frente astros de peso numa obra do mestre do suspense.
Esperamos com esta prdução nos esquecermos de O APANHADOR DE SONHOS.

EXPECTATIVA: 7,5

GRIND HOUSE - PLANETA TERROR
Direção: Robert Rodriguez
Elenco: Freddy Rodriguez, Rose McGowan e Bruce Willis
Gênero: Terror
Lançamento: 02 de Novembro de 2007

Sadismos à parte, GRIND HOUSE já foi mal nas bilheterias americanas e aqui provavelmente não será diferente. Inicialmente eram dois filmes em um, daí RODRIGUEZ e TARANTINO perceberam a tempo e dividiram suas "obras primas".
A mídia em si faz muita festa para diretores no máximo diferentes.
Aos fãs, preparem-se para presenciar o banho sanguinário e sexy do diretor do diretor, onde a atriz principal carrega uma metralhadora no lugar da perna (quer algo mais bizarro ?!).
Sim, o cartaz é interessantíssimo porém minha desconfiança em relação à PLANETA TERROR está estampada aqui.
BRUCE WILLIS (SIN CITY) faz participação especial, os outros são meros desconehcidos, prontos para morrer a qualquer momento.
Infelizmente tantoa badalação em outro terror gratuito como O ALBERGUE.

EXPECTATIVA: 4,5


A LENDA DE BEOWULF
Direção: Robert Zemeckis
Elenco: Angelina Jolie, Anthony Hopkins e Crispin Glover
Gênero: Aventura
Lançamento: 23 de Novembro de 2007

Assim como em O EXPRESSO POLAR, este A LENDA DE BEOWULF levará rostos conhecidos ao mundo das animação computacionais. Com isso ROBERT ZEMECKIS retorna e contará com presenças ilustres: ANGELINA JOLIE (SR. E SRA. SMITH), ANTHONY HOPKINS (UM CRIME DE MESTRE) e CRISPIN GLOVER (A VINGANÇA DE WILLARD).
As imagens vistas nos sites especializados dão noção exata de realidade criada pelos diretores de efeitos especiais, que não economizaram nos detalhes.
Com número incrível de produções de terror no próximo mês, esta película vem diversificar o tema.
Tem cheiro de indicação ao Oscar 2008, principalmente porque ainda estará "fresco" na memória dos votantes.
Outra iniciativa interessante de um dos diretores mais versáteis atualmente.

EXPECTATIVA: 7,0


30 DIAS DE NOITE
Direção: David Slade
Elenco: Josh Hartnett, Melissa George e danny Houston
Gênero: Terror
Lançamento: 30 de Novembro de 2007

Baseado numa história em quadrinhos, 30 DIAS DE NOITE chega com pompa de mega produção, cheia de expectativas boas.

Com os zumbis em alta no cinema (vide GRIND HOUSE e RESIDENT EVIL), este parece ser o mais inteligente de todos, firmando-se como terrorzão sério e maduro.
Prepare o estômago, pois sangue, mortes, multilações e nojeiras estarão presentes de maneira maciça.
JOSH HARTNETT (XEQUE MATE) tenta livrar-se da imagem de "galanzinho juvenil", segurando a produção ao lado dos desconehcidos MELISSA GEORGER e DANNY HOUSTON.
Fãs já estão sedentos esperando dia 30 de Novembro ansiosamente. ficou a cargo de DAVID SLADE (diretor) "alimentar" a ânsia destes nerds de plantão.
Nós do CINEMA E PIPOCAapostamos que 30 DIAS DE NOITE fará PLANETA TERROR comer poeira.

EXPECTATIVA: 7,0

OS MENSAGEIROS

filmesdowns.netOs IRMÃO PANG (VISÕES) necessitaram ir à Hollywood, para fazer uma produção que realmente prestasse, ou pelo menos entretece.
OS MENSAGEIROS está longe de ser aula cinematográfica ou exemplo daquele suspense que tanto falta atualmente, porém foge-se das menininhas cabeludas, tensão futil e efeitos especiais ruins.

O desfecho acaba servindo de "tapa buraco", mas os atores novatos atuam bem, levando o longa em alguns momentos nas costas.
Na história família compra casa (caindo aos pedaços) no campo, coisas estranhas começam a acontecer, vultos passam por trás dos personagens, fantasmas saem da parede. Então tenta-se descobrir o porquê de tudo aquilo estar acontecendo.

Algumas cenas agradam pela criatividade artística, outras ficam devendo e o roteiro em si é comum (aliás comum demais).
Surpreendente é a atuação de THEODORE TURNER, um garotinho com no máximo 6 anos - com ele os diretores montam seqüências boas, trazendo terror aos espectadores.

As fotografias forçadas, a trilha sonora ruim e a maquiagem primária, fazem de OS MENSAGEIROS entretenimento agradável aos fãs do gênero, se este não for seu caso "pule fora deste barco".

NOTA: 6,0
ORÇAMENTO: 16 Milhões de Dólares

quarta-feira, outubro 03, 2007

ANTES DO PÔR DO SOL

semprefilmes.blogspot.comProvavelmente não conseguirei expor tudo que senti ao assistir este romance nesta simples crítica, pois ANTES DO PÔR DO SOL vai além do cinemão comum e cheio de clichês.
Fala-se sobre esperança num mundo totalmente desgastado, sobre alegrias, tristezas, evolução pessoal e acima disto tudo sobre amor.
Não aquele amor costumeiro, cheio de jovens retardados e suas vidinhas patéticas (como acontece freqüentemente na Terra do Cinema), mas algo verdadeiro, intenso, forte e duradouro.

Evita-se ao máximo cortes nas tomadas, levando-nos a uma viagem simples, apaixonante e de sentimentos complexos e fáceis ao mesmo tempo.
ETHAN HAWKE (DIA DE TREINAMENTO) e sua parceira JULIE DELPY (O VIGARISTA DO ANO) entregam-se completamente, o diretor RICHARD LINKLATER (ESCOLA DO ROCK) monta uma obra primorosa, tanto que às vezes esquecemos que estamos assistindo a um 'simples' filme.
Cada olhar, gesto, toque prolonga a vontade de querer mais, mais e mais deste casal perfeito apesar das diferenças.

Enquanto discutem dentro do carro descobrimos algo: jamais deixaram suas vidas particulares apagarem as lembranças antigas. O abraço sincero na entrada da casa dela, a troca de confidências apenas no olhar enquanto sobem as escadas, a música servindo como declaração dela, tocam nossa alma.

Nem Richard Gere e Julia Roberts, Keanu Reeves e Sandra Bullock ou qualquer outro casal do cinema escancararam sentimentos tão facilmente.
Além disso, é declaração espontânea de um cineasta simplesmente genial.
Dica: assista ao lado daquela pessoa especial, ao término você saberá valorizar os mínimos detalhes do seu par.

NOTA: 10,0
ORÇAMENTO: 10 Milhões de Dólares

quinta-feira, setembro 27, 2007

O PODEROSO CHEFÃO

cineligado.blogger.com.brNa indústria cinematográfica, pode-se fazer uma comparação deste meio, antes e depois de O PODEROSO CHEFÃO.
Antes, AL PACINO (UM DIA DE CÃO), não era ninguém, após ergueu sua carreira incrivelmente.
Antes, FRANCIS FORD COPPOLA (APOCALIPSE NOW) fez o que pode para terminar a produção com orçamento bem limitado, depois fez as continuações com folga e total liberdade criativa.
Antes o apuro técnico era um, após O PODEROSO CHEFÃO, o tratamento mudou drasticamente.

É um épico perfeito, com MARLON BRANDO (SIDICATO DOS LADRÕES) sumindo em seu personagem e imortalizando sua carreira, mesclada numa trilha sonora soberba e salpicada por uma violência que, ainda hoje choca - a cabeça do cavalo, toda ensanguentada em cima da cama, é prova disso.

Quando Don Corleone vai contra outras famílias, por não aceitar a introdução do tráfico de drogas na cidade, vários atentados contra seus parentes ocorrem. Tudo isso para fazerem mudá-lo de idéia e, isso gerará conflitos e atitudes impensáveis.

No elenco de apoio há DIANE KEATON (ALGUÉM TEM QUE CEDER), JAMES CAAN (DOGVILLE), ROBERT DUVALL (OS DONOS DA NOITE) e um experiente elenco.
Arrebatou 3 Oscars (Roteiro Adaptado, Ator e Filme) e cravou seu nome como uma das maiores obras de arte de Hollywood. Obrigatório ter na sua estante...

NOTA: 9,0
ORÇAMENTO: --

sábado, setembro 15, 2007

OS SIMPSONS - O FILME

downloadsyah.wordpress.comHommer entrega o próprio filme em seu início, com a frase: "Quem vai ao cinema (e paga!) para ver algo que temos semanalmente (de graça) em nossas casas!?".
Assim como tantos outros seriados passados à telona, OS SIMPSONS - O FILME resume-se em um "episódio especial (e mais longo)" aos fãs.

Obviamente há piadas divertidas, boas tiradas, participações especiais (como GREEN DAY, o 'presidente' ARNOLD SCHWARZENEGGER e o garoto propaganda TOM HANKS).
Porém outros momentos poderiam ser retirados (como Bart andando pelado de skate pelas ruas) pois apenas deixam a obra com alguns minutos a mais de projeção.

No roteiro, Hommer polui o rio em Springfield de tal forma que o governo toma providências sérias e a população sai à caça do desertor.
Ajudado por seus filhos e pela esposa nosso "herói" tenta redimir-se, salvando a cidade.

A versão dublada é caprichada e em relação a animação, sua qualidade supera o seriado com louvor, com cores mais nítidas e vivas.
Impagável é a música "porco aranha" e sua respectiva transformação em "harry porco".
Não é péssimo, toca numa questão atual, mas as piadas deveriam ser tão ácidas quanto aquelas do desenho animado, sem entregar-se aos vários clichês encontrados no caminho (principalmente em seu desfecho).

NOTA: 6,5
ORÇAMENTO: 65 Milhões de Dólares

quarta-feira, agosto 29, 2007

NORBIT

cinepipocafilmes.comAlgumas escolhas em Hollywood são totalmente sem cabimento, caso de Ben Kingsley em BLOODRAYNE, Hally Berry em MULHER GATO ou EDDIE MURPHY neste NORBIT.

Após a indicação ao Oscar por DREAMGIRLS - adição positiva em sua filmografia - e Jamie Foxx como porta voz da campanha "EDDIE MURPHY ator sério", o humorista entrega-se novamente a projetos de gosto duvidoso (dê ênfase no duvidoso).
Ele faz diversos personagens, tenta reciclar piadas batidas (e ofensivas), exagera nos trejeitos dos protagonistas e volta a ser um completo canastrão.

Norbit separa-se da amada quando criança, casa-se com uma mulher exageradamente obesa. Vive infeliz, tomando patada diariamente da esposa, quando de repente sua paixão retorna à cidade. O problema: ela está noiva.

São noventa minutos de constrangimentos, onde todos os atores - sem excessão - estão perdidos. Contamos com CUBA GOODING JR. (HOMENS DE HONRA), tentando ser engraçado e THENDIE NEWTON (CRASH - NO LIMITE), ruim demais.
Um dos filmes mais imbecis do ano, alugue apenas em caso de insônia extrema ou depressão fortíssima, ao contrário veja AS BRANQUELAS ou COM A BOLA TODA (produções péssimas, porém mais 'assistíveis' que NORBIT). É tão ruim quanto ver Galvão Bueno narrar jogo da seleção.

NOTA: 3,0
ORÇAMENTO: --

sexta-feira, agosto 24, 2007

MUSAS CINEMA E PIPOCA

Nome Completo: Monica Bellucci
Natural de: Citta di Castello, Perugia, Itália
Nascimento: 30 de Setembro de 1968

A beleza européia da estonteante MONICA BELLUCCI, adicionada à sua técnica em cena, deixa-nos com mais água na boca.
Apareceu em SOB SUSPEITA, contracenando ao lado de GENE HACKMAN e MORGAN FREEMAN, filmou o fraquinho PACTO DOS LOBOS, ASTERIX E OBELIX - MISSÃO CLEÓPATRA. Jutamente com BRUCE WILLIS fez o drama de guerra LÁGRIMAS DO SOL, também entrou na MATRIX no segundo e terceiro episódio.
O drama A PAIXÃO DE CRISTO só provou o quanto a atriz tem talento e seu último filme a estrear por aqui foi IRMÃO GRIMM.
Se as bilheterias são boas ou não, isso pouco importa se tivermos o gostinho da belíssima presença da italiana em cena.


terça-feira, agosto 21, 2007

APOCALYPTO

adorocinema.com.br"Só louco para fazer os filmes que faço", esta foi uma frase extremamente sábia de MEL GIBSON, homem por trás do interessante APOCALYPTO.
A nova empreitada está longe do impacto causado por A PAIXÃO DE CRISTO, porém continua sendo entretenimento grandioso e de certa forma diferente daquilo que os espectadores estão acostumados a ver.

As tomadas curtas dão sensação desconfortável, as recriações antigas, roupas, aldeias e as pirâmides são incrivelmente bem reproduzidos.
Os atores são desconhecidos e saem-se bem em suas interpretações (principalmente nos momentos dramáticos).
O roteiro nem é lá tão bom quanto a parte técnica e as cenas de ação, pois na verdade o filme na sua última hora (136 minutos de duração) transforma-se numa correria desenfrada, cheia de adrenalina, sangue, armadilhas e mais sangue.

Na história, grupo de mercenários atacam aldeia maia, alguns guerreiros sobrevivem à investida, porém são levados e servirão como escravos ou de "alimento" aos deuses. Jaguar Pow (que deixou esposa e filho escondidos numa caverna) foge e tenta voltar para rever a família, no seu encalço estão alguns "vilões" querendo sua cabeça.

Nesta premissa APOCALYPTO desenrola-se, os atores dão tudo de si e MEL GIBSON continua sendo um dos diretores mais diferenciados da atualidade.

NOTA: 7,5
ORÇAMENTO: 40 Milhões de Dólares
Related Posts with Thumbnails